Mais
×

Como sobreviver a uma terapia de iodo radioativo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os médicos utilizam essa terapia como uma forma de tratamento para destruir cânceres papilares ou do folículo tireoidiano. Os pacientes tomam líquidos ou cápsulas via oral. O iodo radioativo viaja através da corrente sanguínea, onde é absorvido pelas células tireoidianas. Isso fornece um tratamento sistemático, pois o remédio trata as células cancerígenas da tireoide que sofreram metástase.

Instruções

Sobreviva a terapia de iodo radioativo
  1. Considere tomar analgésicos para aliviar o desconforto. Os pacientes que recebem o iodo radioativo (I-131) geralmente sofrem de inchaço e dores no pescoço onde se encontram os tecidos tireoidianos.

  2. Pergunte ao médico sobre a terapia de reposição de hormônios da tireóide. Uma vez que o iodo radioativo mata os tecidos que produzem esse hormônio, você deverá necessitar de pílulas hormonais.

  3. Reduza a exposição da bexiga ao I-131. Beba grandes quantidades de água e outras bebidas para diluir o iodo radioativo e eliminá-lo rapidamente do corpo.

  4. Tome bebidas ácidas ou chupe balas duras para estimular a produção de saliva. A terapia de iodo radioativo pode causar boca seca. Você também pode umedecer a comida com molhos para facilitar o ato de engolir.

  5. Controle a náusea e o vômito. Você pode tomar antieméticos, drogas que controlam a náusea. Coma pequenas refeições frequentes e retire do menu comidas temperadas, gordurosas ou doces. Escolha comidas fáceis de serem digeridas, assim como batatas assadas, yogurt, noodles, peras enlatadas e aveia.

  6. Ajuste seu planejamento familiar levando em conta os efeitos do iodo radioativo na fertilidade. Os médicos sugerem que as mulheres esperem pelo menos 1 ano após a terapia antes de engravidar. Os homens perdem a fertilidade em circunstâncias raras, portanto pergunte seu médico sobre o banco de esperma.

O que você precisa

  • Analgésicos
  • Bebidas ácidas
  • Balas
  • Antieméticos
  • Alimentos leves
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article