Substitutos de cama para gado

Escrito por lillian teague | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Substitutos de cama para gado
A cama das vacas leiteiras deve teve ter uma área limpa para o úbere, assim evitando mastite (Cows inside a cowshed image by Scott Latham from Fotolia.com)

Vacas leiteiras, gado de confinamento e de mostras mantidos em celeiros gastam cerca de metade de seu tempo deitados. De acordo com Juanita Kopp, especialista em carne e forragem da Alberta Agriculture and Food, o gado exige 9% menos energia para se deitar do que para ficar de pé. Bovinos mantidos em camas confortáveis ​​mostram um aumento dos níveis de conforto que resultam em uma melhor produção de leite, ganho de peso positivo e melhoria da saúde em geral. Em geral, os materiais dos locais de descanso dos animais devem ser confortáveis de se ficar em cima, não abrasivos, não escorregadios, altamente absorventes de água e urina, e apresentar baixos níveis de bactérias ambientais.

Outras pessoas estão lendo

Palha

De acordo com a Cattle Network, a palha é um excelente material para camas quando se trata de conforto. É um material muito barato e fácil de manusear em uma estrebaria ou em um quintal. No entanto, você deve estrumar a palha com frequência. Uma variedade de máquinas auxiliam no corte, no espalhamento e na estrumação da palha. O material exibe propriedades isolantes apropriadas para o gado em climas frios.

Areia

A areia requer menos estrume do que palha ou madeira, porque a urina escoa para baixo da camada de base, muitas vezes feita de cal. Ela também é um bom material para o pé dos animais, com maior aderência e menos problemas de garra. No entanto, a areia tem muitos inconvenientes. Ela pode ser pesada e não absorve líquidos. A não ser que seja cuidadosamente retirada da área do úbere antes da ordenha, o abrasão pode ocorrer em ambos os úberes e no interior do equipamento de ordenha. A areia se congela facilmente quando molhada, proporcionando uma superfície dura e fria. Ela só pode ser utilizada em certos sistemas de lodo e, muitas vezes, requer a compra de um espalhador.

Lascas de madeira, aparas e serragem

Lascas de madeira, aparas e serragem são muitas vezes utilizadas em camas de gado de mostra e vacas leiteiras. Os materiais de madeira não são abrasivos para pele, úbere e jarretes. Eles também limitam o crescimento bacteriano. A serragem é muito fina e muitas vezes sugerida para uso em cima de esteiras de borracha. No entanto, também pode ser bastante poeirenta e facilmente compactável. A cama comercial de serragem muitas vezes inclui um desinfetante que ajuda a controlar o crescimento de bactérias.

Sistemas de esteiras de borracha

Muitos sistemas de esteira disponíveis para camas de gado leiteiro podem causar abrasões e lesões dolorosas no jarrete, especialmente quando usados em combinação com serragem ou cal. As esteiras também podem ser escorregadias ou sair do lugar. Em geral, quanto mais caro o sistema, melhor ele é.

Papel

A cama de papel é geralmente encontrada sob a forma de jornal ou de outro papel retalhado. Ela também pode ser de papel de fibra curta, um subproduto do processo de polpação. O papel de fibra curta é seco e misturado com cal, argila ou outros materiais orgânicos. Um estudo realizado por Marcinkowski e Adams, da University of Maine indica que tanto o papel comum quanto o de mistura de fibras exibem níveis elevados de pH, resultando na redução de bactérias. O Ohio Agricultural Research and Development Center Dairy concluiu que jornal picado reciclado fornece um material de cama custo-eficiente para vacas leiteiras em lactação. No entanto, papel e materiais derivados dele podem ficar comprimidos e congelar em climas frios, e se espalham com facilidade em zonas com ventos.

Composto de resíduo sólido municipal

O resíduo sólido municipal (MSW) representa uma tendência materiais de cama para gado que começou na década de 1990. Resultado da compostagem de papel, restos de comida e resíduos de jardim, o MSW reduz a quantidade de materiais orgânicos em aterros sanitários. Mais da metade do MSW é lixo orgânico. Ele é benéfico para bovinos de corte, especialmente os de confinamento que estão em períodos curtos de alimentação. Uma pesquisa da University of Minnesota indica que o MSW é uma alternativa mais barata a outros materiais de cama para animais de confinamento, incluindo caules e resíduos de culturas.

Subprodutos de colheita

Os subprodutos de safra incluem palha de milho (ou caules), resíduos de soja e palha de trigo. Um estudo conduzido por pesquisadores da University of North Dakota revela que o gado que se deita em palha de trigo mostra ganho de peso significativamente maior do que aqueles sem cama. O gado muitas vezes come a palha de milho, reduzindo a ingestão de alimentos. Especialistas do Iowa State University Extension recomendam colocar a palha de milho na área da cama depois de alimentar o gado, reduzindo a chance de ele comer os talos, caules e folhas. Apesar do consumo de palha, os animais com cama de palha ainda apresentam maiores ganhos de peso do que aqueles sem local para se deitar. Após os subprodutos não serem mais úteis como forragem, eles podem ser utilizados como materiais de compostagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível