Tabela de decisão

Escrito por j. johnson | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tabela de decisão
Utilize a Matriz de Pugh para facilitar a tomada de decisão (Image by Flickr.com, courtesy of Robert Nunnally)

Você terá que tomar decisões na vida. Algumas vezes, parecem haver opções demais para escolher. O que talvez você não saiba é que há uma técnica chamada "tabela de decisão" que pode ajudar. Ela também é conhecida como "tabela de tomada de decisão", "Matriz de Pugh" e muitos outros nomes, todos significando o mesmo. Caso esteja comprando um carro ou apenas decidindo onde passar as férias, esta técnica lhe ajudará a fazer a escolha correta.

Outras pessoas estão lendo

Importância

A tabela de decisão é uma técnica que lhe ajuda a ponderar as opções, decompô-las detalhadamente e encontrar a escolha correta. O melhor de tudo é que serão necessários apenas uma caneta e um pedaço de papel. Caso você queira tirar férias e não consegue decidir para onde ir, a matriz de Pugh pode lhe ajudar a olhar todas as opções e mostrar como chegar à sua decisão.

Tabela de decisão
A tabela de decisão pode auxiliar na escolha de um destino para as férias (Image by Flickr.com, courtesy of Paul)

Funcionamento

Utilize este método desenhando uma tabela em uma folha de papel. Escreva suas opções em cada linha. Se estiver decidindo onde passar as férias, você deve escrever um destino possível próximo a cada linha da tabela. Caso esteja escolhendo entre Cancun, Orlando, São Francisco e a cidade de Nova Iorque, por exemplo, será necessário fazer quatro linhas separadas. Depois, coloque cada fator de decisão como legenda de cada coluna. Por exemplo: os fatores decisivos sobre a viagem de férias podem ser custo, clima, restaurantes e hotéis. Agora, em cada coluna, pontue os fatores com uma nota (de 0 a 5), baseando-se em cada opção. Se a cidade de Nova Iorque tem os melhores restaurantes, receberá nota 5. Se seu clima não for agradável, pode receber nota 0 ou 1. Quando terminar, some cada linha e veja qual opção tem a maior pontuação.

Tabela de decisão
Alguns lugares podem custar menos que outros (Image by Flickr.com, courtesy of Andrew Magill)

Considerações

É possível que certos fatores sejam mais importantes que outros. Se esta for a situação, talvez seja necessário pesar as pontuações diferentemente. Por exemplo: nas férias, o custo pode ser duas vezes mais importante que os restaurantes. Neste caso, multiplique cada nota da coluna de custos por 2. Analise cuidadosamente todos os fatores antes de começar a pontuar e decidir a importância de cada um. Isso o ajudará a encontrar o resultado certo para você.

Opiniões múltiplas

Raras serão as situações nesta vida em que você tomará decisões inteiramente por conta própria. Voltando ao exemplo das férias, digamos que há três pessoas viajando contigo. Para certificar-se de que todos estejam contentes, cada um deve fazer sua própria tabela de análise. Separe a pontuação final de cada destino de todos os quatro e some os pontos. Divida esse número por quatro. Faça isso para cada destino e veja aonde o grupo, como um todo, gostaria mais de ir.

Benefícios

O objetivo do método de Pugh é conceder uma chance de visualizar o panorama geral quando se está tomando uma decisão. Algumas vezes é fácil concentrar-se em um ou dois fatores, porém, na verdade, os outros fatores têm o mesmo nível de importância nas decisões. Faça uma tabela. É rápido e simples. Talvez descubra-se que a opinião inicial estava correta, mas pelo menos você terá certeza disso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível