Passatempos

Técnicas de pintores gregos antigos

Escrito por phil whitmer | Traduzido por ronaldo moretti
 Técnicas de pintores gregos antigos

Vasos gregos apresentavam figuras humanas e padrões geométricos

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Técnicas de pintura da arte grega antiga influenciaram a evolução da arte ocidental, desde o tempo dos Romanos à idade do modernismo. Artistas gregos desenvolveram muitas técnicas e métodos de pintura que ainda são praticados no século XXI. Desde Idade do Bronze do período Helenístico do quarto século A.C., os pintores de gregos antigos aperfeiçoaram um estilo naturalista de pintura realista.

Outras pessoas estão lendo

Pintura de vaso

A maioria dos exemplos da pintura Grega antiga sobrevivem como decoração em vasos de cerâmica, urnas e ânfora. Vasos feitos em estilo geométrico apresentam linhas paralelas puras e precisas pintadas com pincéis de múltiplas cabeças. Desenhos de círculos concêntricos pintados com bússolas eram trabalhados em desenhos com linhas onduladas ou ziguezague. Vasos de figura preta usam silhuetas pretas sólidas de pessoas contra um fundo de argila laranja ou amarelo. Detalhes eram criados para os números. Vasos de figura vermelha usavam a técnica oposta, com o fundo pintado e as figuras à esquerda, em uma cor avermelhada. Outros detalhes eram pintados com um pincel de ponta fina.

Encáustica

Durante os períodos Helenísticos e Clássicos tardios, a pintura Grega atingiu o seu auge criativo. Conforme as técnicas lineares de pintura de vaso ficaram fora de moda, os artistas começaram a fazer a pintura em encáustica. O termo encáustica provém do Grego enkaustikos, que significa "calor". A cera de abelha derretida e misturada com pigmentos coloridos e resina, era pintada em painéis ou usada para colorir estátuas de mármore. Um instrumento de aquecimento que era mantido próximo à cera unia as camadas para evitar a descamação.

Afrescos

Pintores gregos antigos desenvolveram uma técnica de pintura monumental para murais de grande escala completos. Paredes rebocadas de vilas e palácios apresentavam pinturas de afresco de cenas do cotidiano e da natureza. O artista trabalhava rapidamente antes que o gesso de cal branco secasse. Contornos de imagens gravadas em gesso úmido com instrumentos cortantes eram pintados com cores que eram embebidas em cal branca. Os afrescos Minos de palácios na ilha de Creta são alguns dos mais conhecidos exemplos de pintura de mural Grega.

Estilo Grego

Artistas gregos antigos desenvolveram muitas das técnicas usadas para criar pinturas realistas. A técnica da perspectiva linear permitia profundidade e uma tridimensionalidade convincente nas obras de arte gregas. Mestres gregos do escorço, ou da técnica de desenho de objetos que realmente aparecem no espaço, representavam formas ficando mais curtas conforme elas recuavam da imagem do avião. Gradações de cor e modelagem imitavam os efeitos de sombra e luz. Métodos extensivos e de incubação, utilizando pinceladas curtas de cor definiam os contornos e davam profundidade às áreas sombreadas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media