As teorias de Jean Piaget

Escrito por harvey sells | Traduzido por fernanda de assis
As teorias de Jean Piaget
Piaget acreditava que seres humanos nascem com conhecimento intrínseco (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Seymour Papert, um professor do MIT(Instituto de Tecnologia de Massachussets) e um antigo colega de Jean Piaget, observa que Piaget reconheceu as diferenças nos processos de pensamento entre crianças e adultos. Piaget produziu investigações que levaram à criação da teoria cognitiva. O cerne das investigações de Piaget se baseia na convicção de que a mente humana possui conhecimento intrínseco. Piaget acreditava que os humanos nascem com conhecimento.

Teoria do desenvolvimento cognitivo

Uma área bem conhecida da investigação de Piaget aborda os processos e estágios do desenvolvimento cognitivo em crianças. Esta pesquisa baseou-se nas teorias de Piaget de como um organismo se adapta ao seu ambiente, que ele chamou de inteligência. Piaget via o comportamento como adaptação na organização mental controlada pelo organismo e designado como “esquemas” (ou "regimes"). Ele acredita que o organismo deve atingir o equilíbrio entre o ambiente e os esquemas. Piaget designou este equilíbrio como “equilibração”.

Assimilação e acomodação

Os professores Huit e Hummel, Universidade Estadual de Valdosta, na Georgia/EUA, observam que Piaget teorizou sobre como organismos nascem com esquemas chamados reflexos. Em humanos, os reflexos são substituídos por esquemas organizados para a adaptação. O indivíduo tenta adaptar-se ao ambiente através de dois processos: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a transformação do ambiente, de forma a se ajustar às estruturas cognitivas do indivíduo. A acomodação envolve a transformação das estruturas cognitivas para adaptar-se ao ambiente. Os esquemas evoluem à medida que o indivíduo se desenvolve. Estes esquemas sofisticados são chamados estruturas.

Estágios sensório-motor e pré-operacional

Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo pode ser dividido em quatro estágios (sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal) que, por sua vez, podem ser divididos em partes menores. Na infância, o indivíduo se encontra no estágio sensório-motor. Este estágio pode ser dividido em 'conhecimento', 'memória', 'mobilidade' e 'desenvolvimento de linguagem'. Quando os indivíduos avançam desta fase de bebê para a primeira infância, entram no estágio pré-operacional (fase pré-escolar). O indivíduo demonstrará inteligência através do uso de linguagem e símbolos. A imaginação e a memória se desenvolvem. O pensamento é egocêntrico, ilógico e irreversível.

Estágios operatório concreto e operatório formal

O estágio operatório concreto abrange o período compreendido entre os anos do início da escolarização formal até a adolescência. Os sub-estágios desta etapa envolvem percepção do mundo físico e incluem apreender conceitos como volume, área, peso, massa, líquido, comprimento e números. As crianças demonstram inteligência através da manipulação de símbolos ao se referirem a objetos concretos. Ações mentais reversíveis se desenvolvem. O pensamento se torna menos egocêntrico. O estágio operatório formal ocorre quando o indivíduo passa da adolescência para a idade adulta. O indivíduo usa símbolos relacionados a conceitos concretos. Os adolescentes retornam ao pensamento egocêntrico, e podem ou não demonstrar pensamento formal ao atingirem a idade adulta.

Fatores sociais no desenvolvimento

O professor DeVries, da Universidade de Iowa (University of Northern Iowa), aponta o foco intelectual, sócio-moral, afetivo e desenvolvimento da personalidade das teorias sociais de Piaget. Dr. DeVries vê paralelos entre o desenvolvimento sócio-moral e desenvolvimento intelectual. Em primeiro lugar, as teorias de Piaget indicam que houve um paralelo entre o desenvolvimento de conhecimentos relacionados ao mundo dos objetos e conhecimento psicossocial. Em segundo lugar, os laços sociais afetam o desenvolvimento intelectual e moral. Finalmente, a equilibração como um processo de auto-regulação pode ser identificado para o desenvolvimento sócio-moral e intelectual.

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