Terapia para fortalecer o lado esquerdo do cérebro

Escrito por heather langone | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Terapia para fortalecer o lado esquerdo do cérebro
Fortaleça o seu lado mais fraco do cérebro (Creatas/Creatas/Getty Images)

A ciência recentemente tem se focado muito na dominância cerebral direita e esquerda e sua influência na aprendizagem, memória e emoções. A maioria das pessoas se enquadra em uma categoria dominante ou na outra. Enquanto todos realmente usam ambos os hemisférios, geralmente favorecem um lado sobre o outro. A esquerda é a parte mais científica e de raciocínio lógico do seu cérebro. Ela controla o lado direito do seu corpo. O hemisfério direito é o lado mais criativo e de fantasia do seu cérebro e controla o lado esquerdo. Para aqueles que têm o cérebro direito dominante, exercícios para o hemisfério esquerdo podem ajudar a fortalecer o lado mais fraco.

Outras pessoas estão lendo

Cérebro direito/cérebro esquerdo

Cérebro direito / cérebro esquerdo é um termo que foi cunhado para indicar os dois hemisférios do cérebro. O lado direito é o artista subjetivo. Ele olha para o contexto maior e o padrão subjacente das coisas. É a parte psíquica do cérebro - onde o "palpite" se origina - e a criação. O lado esquerdo do cérebro é o processador de informações, o lado matemático, que mantém informações arquivadas sequencialmente. Esta é a parte analítica do cérebro, a parte que seria usada para dissecar uma situação difícil e encontrar a solução mais racional. A esquerda é também a parte do cérebro que controla o discurso.

Hemisférios harmoniosos

Se você acha que seu cérebro direito é o dominante e que lhe falta um pouco do processamento racional e do gênio científico da esquerda, você pode fazer exercícios para reforçar e fortalecer o hemisfério esquerdo. Uma maneira simples é abordar um tema subjetivo como a arte ou a música e dissecá-lo, logicamente, como se estivesse colocando ambos os lados em uma competição. Ative o lado de raciocínio de seu cérebro. Fale devagar, com pouca emoção e tente olhar para o lado lógico de cada argumento. Se você fizer essa experiência com frequência suficiente, acabará por descobrir que está fortalecendo o lado racional. Isso pode realmente ser divertido se você o fizer da forma mais exagerada; analise uma pintura de Picasso como um estudo de apenas pinceladas. Deixe a emoção que a pintura evoca, pule a análise subjetiva e disseque a obra.

Na mesma linha, você pode pintar um quadro da maneira como um artista com o lado esquerdo do cérebro dominante o faria - e alguns artistas têm realmente o lado esquerdo do cérebro dominante. Em vez de mergulhar e deixar suas emoções executarem o show, planeje todo o quadro antes de pintá-lo. Planeje as pinceladas, analise as cores; divida a imagem em quadrantes matemáticos. Isto é verdadeiramente uma terapia para o cérebro esquerdo.

Resolva o problema

Outro exercício consiste em abordar um exercício educativo com o lado menos dominante do seu cérebro. Exemplo: Se você está lendo um livro para o qual deve fornecer um resumo escrito, tente resumir o romance por meio de um gráfico ou uma equação matemática em vez de fazer seu resumo escrito de costume. Isso deve ser feito como uma experiência apenas se você está lidando com um trabalho real, mas os resultados vão surpreendê-lo. É um desafio usar um hemisfério diferente para lidar com uma área tipicamente confortável do seu quadrante de aprendizado. Desafios cerebrais para o lado esquerdo incluem fazer quebra-cabeças de palavras ou matemáticos e problemas analíticos de raciocínio pelo menos uma vez por semana, para manter o seu cérebro esquerdo tão ativo quanto possível. Exercícios de ortografia também vão reforçar o lado esquerdo. Você nunca vai ter completamente o "cérebro inteiro" equivalente, mas certamente pode fortalecer o lado mais fraco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível