Tipos de jogos cognitivos de Piaget

Escrito por noreen wainwright | Traduzido por lucas faro
Tipos de jogos cognitivos de Piaget
Jogos infantis refletem seus estágios de desenvolvimento (children playing image by L. Shat from Fotolia.com)

Jean Piaget foi um biólogo suíço e psicólogo. Ele desenvolveu sua teoria do desenvolvimento da criança observando-as, incluindo a si próprio, em seu ambiente natural. Ele argumentou que as crianças tinham que passar por fases distintas de desenvolvimento em seu caminho para o pensamento independente. Piaget viu o jogo como um reflexo da fase em que a criança está, em vez de uma ajuda para o desenvolvimento. As principais etapas do desenvolvimento de uma criança identificados por Piaget são: o estágio sensório-motor (de 0 a 2), o estágio pré-operacional (de 2 a 7), o estágio operacional concreto (de 7 a 11) e o estágio operacional formal (11 e acima).

O estágio sensório-motor

Antes da teoria de Piaget, muitas pessoas acreditavam que o desenvolvimento das crianças realmente não começa até que elas comecem a falar. Piaget observou como bebês e crianças jovens reagiram aos rostos e objetos e descreveu os processos de assimilação e acomodação. Objetos que a criança vê e segue com seus olhos estão sendo notados e absorvidos. Celulares e brinquedos brilhante e macios, como ursinhos e outros animais fofinhos, são apropriados para uma criança nessa fase. O desenvolvimento sensorial é na linha da frente, para que a criança toque os brinquedos e, provavelmente, coloque-os na boca.

O estágio pré-operacional

A criança aprende muito durante essa fase. Segundo Piaget, a criança ainda não pode compreender conceitos abstratos, e sua visão de mundo ainda é egocêntrica. No entanto, ela está desenvolvendo uma melhor compreensão das formas e da lógica, então ela vai desfrutar de blocos de construção e quebra-cabeças simples. Essa é também uma fase em que a linguagem se desenvolve, e os livros, audioguias e histórias ativas irão ajudar no processo. A criança começa a formar relacionamentos com outras, e o jogo é uma parte fundamental disso.

O estágio operacional concreto

Nessa fase, a compreensão e o pensamento da criança são mais independentes. Ela está se separando dos pais, e o jogo e aventura com os colegas é uma grande parte disso. As crianças nessa fase podem operar brinquedos e equipamentos mais sofisticados e são muitas vezes altamente interessadas em jogos de computador, mas esse interesse deve ser equilibrado com a necessidade de socializar e formar relacionamentos de funcionamento com os outros.

O estágio operacional formal

Crianças de 11 anos ou mais ainda jogam, mas é provável que seu jogo seja mais formal, na forma de esportes, por exemplo. Isso reflete o que Piaget chamou de o estágio operacional formal, no qual a criança está funcionando de forma semelhante à de um adulto, em muitos aspectos, com mais estrutura e regras em seu jogo e provavelmente menos do elemento imaginativo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível