Tipos de jogos cognitivos de Piaget

Escrito por noreen wainwright | Traduzido por lucas faro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de jogos cognitivos de Piaget
Jogos infantis refletem seus estágios de desenvolvimento (children playing image by L. Shat from Fotolia.com)

Jean Piaget foi um biólogo suíço e psicólogo. Ele desenvolveu sua teoria do desenvolvimento da criança observando-as, incluindo a si próprio, em seu ambiente natural. Ele argumentou que as crianças tinham que passar por fases distintas de desenvolvimento em seu caminho para o pensamento independente. Piaget viu o jogo como um reflexo da fase em que a criança está, em vez de uma ajuda para o desenvolvimento. As principais etapas do desenvolvimento de uma criança identificados por Piaget são: o estágio sensório-motor (de 0 a 2), o estágio pré-operacional (de 2 a 7), o estágio operacional concreto (de 7 a 11) e o estágio operacional formal (11 e acima).

Outras pessoas estão lendo

O estágio sensório-motor

Antes da teoria de Piaget, muitas pessoas acreditavam que o desenvolvimento das crianças realmente não começa até que elas comecem a falar. Piaget observou como bebês e crianças jovens reagiram aos rostos e objetos e descreveu os processos de assimilação e acomodação. Objetos que a criança vê e segue com seus olhos estão sendo notados e absorvidos. Celulares e brinquedos brilhante e macios, como ursinhos e outros animais fofinhos, são apropriados para uma criança nessa fase. O desenvolvimento sensorial é na linha da frente, para que a criança toque os brinquedos e, provavelmente, coloque-os na boca.

O estágio pré-operacional

A criança aprende muito durante essa fase. Segundo Piaget, a criança ainda não pode compreender conceitos abstratos, e sua visão de mundo ainda é egocêntrica. No entanto, ela está desenvolvendo uma melhor compreensão das formas e da lógica, então ela vai desfrutar de blocos de construção e quebra-cabeças simples. Essa é também uma fase em que a linguagem se desenvolve, e os livros, audioguias e histórias ativas irão ajudar no processo. A criança começa a formar relacionamentos com outras, e o jogo é uma parte fundamental disso.

O estágio operacional concreto

Nessa fase, a compreensão e o pensamento da criança são mais independentes. Ela está se separando dos pais, e o jogo e aventura com os colegas é uma grande parte disso. As crianças nessa fase podem operar brinquedos e equipamentos mais sofisticados e são muitas vezes altamente interessadas em jogos de computador, mas esse interesse deve ser equilibrado com a necessidade de socializar e formar relacionamentos de funcionamento com os outros.

O estágio operacional formal

Crianças de 11 anos ou mais ainda jogam, mas é provável que seu jogo seja mais formal, na forma de esportes, por exemplo. Isso reflete o que Piaget chamou de o estágio operacional formal, no qual a criança está funcionando de forma semelhante à de um adulto, em muitos aspectos, com mais estrutura e regras em seu jogo e provavelmente menos do elemento imaginativo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível