×
Loading ...

Tipos de solo no bioma pradaria

Entender o solo de uma área pode nos ajudar a entender o clima, a comunidade ecológica e biológica e muito mais. Ao explorar os tipos de solo, os pesquisadores aprendem o que compõe um bioma e podem relacionar essa informação com outras. Os solos também podem refletir as mudanças que os homens causaram em uma área e como isso afetou o sistema ecológico.

Há dois tipos de pradaria (grass image by Thomas Quinlan from Fotolia.com)

Bioma pradaria

Um bioma se refere a um grupo específico de plantas e animais que habitam uma certa área. Um clima de um bioma praticamente se mantém o mesmo ao longo do ano. O Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia define o bioma pradaria como uma área de que é coberta primeiramente por grama e tem quantidades limitadas de árvores ou arbustos. Os dois tipos de pradarias são as pradaria tropicais (chamadas savanas) e as temperadas.

Loading...

Solo da savana

O solo da savana é muito poroso, ou seja, absorve fluidos rapidamente. Entretanto, isso também quer dizer que os fluidos, como a água, passam através do solo muito rapidamente, e é por isso que as savanas -- ou pradarias tropicais -- são geralmente encontradas em climas quentes e possuem um solo muito seco. Entretanto, é inteiramente possível para algumas savanas receberem muito mais chuva e absorver mais água no solo. O húmus é a parte do solo que contém plantas ou animais decompostos e fornece nutrientes para as plantas vivas. O solo da savana tem uma camada fina de húmus. As savanas são formadas de três formas diferentes. As climáticas são formadas por condições climáticas, enquanto a savana derivada é criada por pessoas. Mas a savana edáfica é formada a partir das condições do solo. A savana climática tem incêndios anuais que ajudam a manter as condições do solo. As savanas edáficas não têm esses incêndios muito frequentes e, por isso, conseguem absorver mais água. Essas savanas tendem a ter um solo raso ou argiloso. O solo das savanas climáticas é altamente afetado pelos incêndios. Os incêndios estacionais são uma parte importante de uma savana, e é por isso que o solo delas deve ser poroso para absorver a água durante a estação chuvosa rapidamente para ajudar a grama a crescer novamente.

Pradarias temperadas

As pradarias temperadas só têm grama. Uma savana ainda pode ter árvores ou arbustos em pequena quantidade. Uma pradaria temperada não tem árvores nem arbustos grandes. A temperatura pode variar, e essas pradarias veem muito menos chuva do que as savanas. As temperadas geralmente são chamadas apenas de pradarias. O solo nesse bioma é bem menos poroso do que o da savana. Ele é descrito como um solo escuro e profundo, com uma camada superior muito fértil. Como a grama não é queimada nos incêndios estacionais, a porção de húmus do solo é mais grossa e rica em nutrientes conforme a grama morre e renasce. As raízes das gramas mortas fertilizam o solo e oferecem uma fonte de alimentação para as plantas. As pradarias temperadas geralmente sofrem secas, o que enfatiza a necessidade do solo de segurar os nutrientes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...