Conhecimento

Tipos de texto: narrativo, expositivo, técnico e argumentativo

Escrito por tasos vossos | Traduzido por wanderson david
Tipos de texto: narrativo, expositivo, técnico e argumentativo

Pense sobre o objetivo do seu texto para determinar o formato mais adequado

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os textos podem ser agrupados em categorias baseados em sua estrutura e seu objetivo. Essas categorias incluem textos narrativos, expositivos, técnicos e argumentativos, que podem ser distinguidos ao examinar o intento do autor e como ele faz para alcançar os resultados pretendidos. Quando se sabe as características de cada texto é mais fácil escolher o formato que melhor se adapta ao seu trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Narrativa

Narrativas são relatos de eventos passados, reais ou fictícios. Uma dissertação narrativa, sobre incidentes reais, deve ter um cenário claramente definido, personagens, enredo e um ponto de vista. Ademais, deve possuir uma introdução, um clímax e uma conclusão. O objetivo do autor é transmitir uma lição importante aprendida durante a história -- como a importância de saber nadar quando o personagem quase se afogou -- e não apenas recontar eventos passados.

Texto expositivo

O objetivo de um texto expositivo é fornecer informações sobre um tópico específico. Não é um conto, mas sim uma discussão direta a respeito de um tema, como o aumento da população na Inglaterra, as razões por trás disso e seus efeitos. De acordo com a professora Arnetha F. da Universidade de Stanford, EUA, o autor de um texto expositivo não pode presumir que o leitor tenha um conhecimento prévio a respeito do tema; por isso, o escritor deve utilizar uma linguagem simples e uma estrutura fácil.

Texto técnico

O autor de um texto técnico também tem o objetivo de explicar um tema específico, mas sua linguagem e estrutura são diferentes das dos textos expositivos. Um texto técnico contém uma terminologia específica para relatar questões do texto e evita termos coloquiais, humor e linguagem crítica. Além disso, termos vagos e linguagem figurativa não tem espaço em um texto técnico, embora alguns autores usam poucas -- se alguma -- frase interrogativa ou imperativa.

Texto argumentativo

O autor de um texto argumentativo tenta convencer seu público da validade de sua opinião. Esse tipo de texto pode utilizar um número de métodos convincentes diferentes. Assim como o Conselho da Cidade de Plymouth, no Reino Unido, sugere, essas técnicas incluem o uso de perguntas retóricas, repetições, linguagem emotiva, exageros, falar diretamente com os leitores e utilizar fatos como um meio de apoiar seu ponto de vista. O escritor deve mencionar claramente o assunto relatado e expressar explicitamente sua opinião sobre ele.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media