Que título se dá ao dono ou sócio de uma sociedade limitada?

Escrito por tom chmielewski | Traduzido por tiele machado

Uma sociedade limitada é uma estrutura de negócios híbrida que protege os bens pessoais de seus associados dos débitos da companhia. É o mesmo limite de responsabilidade que ocorre nas corporações, ainda que uma sociedade limitada seja muito mais simples do que uma corporação. Uma sociedade limitada também tem a flexibilidade de ser tributada como uma sociedade unipessoal ou societária, ou pode escolher ser tributada como uma corporação, o que traz outras vantagens se os lucros forem altos o suficiente. Os proprietários ou parceiros são legalmente chamados de "sócios".

Outras pessoas estão lendo

Sócios

O termo "sócios" é uma designação prevista no estatuto do estado em que a empresa está organizada. Quando uma sociedade limitada multissocietária é tributada pela lei federal padrão como uma sociedade. O papel dos sócios é o mesmo que em uma sociedade comum, exceto que sociedades comuns não protegem os bens pessoais de seus sócios contra as dívidas da empresa. Os sócios podem ser "sócios administradores" ou "sócios passivos".

Administradores

Os sócios administradores são aqueles que têm papel ativo nas operações do dia a dia da empresa. Quando tributada em uma sociedade comum, a divisão do lucro entre todos os sócios administradores é sujeita a uma taxa de trabalho autônomo, mas os sócios não recebem salário. Quando uma sociedade limitada escolhe ser tributada como uma corporação, o sócio administrador deve receber um "salário razoável" que seja compatível com os padrões da indústria, e os impostos sobre o salário são pagos pela empresa. Qualquer divisão de lucro que o administrador receba separadamente do salário é considerada renda passiva e não é sujeita à taxa de trabalho autônomo. Quando todos os sócios são ativamente envolvidos na direção da empresa, a sociedade limitada é considerada "sócio administrada".

Sócios passivos

Aqueles sócios que apenas investem um capital fixo em uma sociedade limitada e não participam do funcionamento regular da empresa são chamados de "sócios passivos", que é equivalente à um sócio limitado em uma sociedade comum. A divisão de lucro recebida é considerada passiva e não é tributada com a taxa de trabalho autônomo, independentemente se a empresa é tributada como uma sociedade limitada ou como uma corporação. Uma sociedade limitada com sócios passivos é considerada "gestor administrada". O gestor pode ser algum sócio ou algum não sócio contratado para dirigir a empresa.

Funcionários da empresa

Ainda que uma sociedade limitada possa escolher ser classificada como uma corporação, seu status legal permanece como sendo de uma estrutura simples societária. Os estatutos do estado não impõem as formalidades exigidas das corporações, então não é necessário que a sociedade limitada tenha um presidente, tesoureiro ou outros funcionários presentes em corporações. Os sócios, entretanto, são livres para distribuir os cargos que acharem apropriados para qualquer sócio através do acordo de operação da empresa. Muitos estatutos não exigem o preenchimento de uma acordo de operações, mas isso é aconselhado para sociedades limitadas multissocietárias para esclarecer os papéis e responsabilidades de cada sócio.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media