Como tornar uma aula de primeiros-socorros mais interessante

Escrito por tallulah roberto | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tornar uma aula de primeiros-socorros mais interessante
Aprenda primeiros-socorros e aproveite (sign. first aid sign image by L. Shat from Fotolia.com)

Ter conhecimentos em primeiros-socorros pode salvar uma vida. Aprender o básico ainda jovem é algo que todos os pais deveriam estimular, mas os cursos de treinamento são, frequentemente, chatos. Escolher aprender uma tarefa vital durante seu tempo livre deveria ser acompanhado de prazer e satisfação pelas conquistas. Aprender algo em condições prazerosas também significa que ficará mais propenso a discutir o que foi aprendido com outras pessoas e, quem sabe, encorajá-los a fazer o curso também.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Estudantes "atores"
  • Ataduras
  • Sangue falso
  • Kit de primeiros socorros
  • Loção adstringente

Lista completaMinimizar

Instruções

    Torne a situação real

  1. 1

    Peça a uma escola de teatro que ceda alguns estudantes para suas aulas. Em troca, pode ensiná-los primeiros-socorros ou então apoiar sua próxima peça. Explique aos atores o que você ensinará em cada lição para que eles possam atuar no cenário para seus estudantes.

  2. 2

    Ensine a teoria dos primeiros-socorros como parte da programação. Os atores poderão, então, trabalhar em uma cena onde as novas habilidades são demandadas. Use sangue falso para tornar a cena mais realista. Permite que os atores causem confusão ao gritar e entrar em pânico ou simplesmente ao atravessarem no caminho.

  3. 3

    Eleja um ou dois estudantes para lidarem com a crise. Peça que os outros anotem o que eles fizerem. Permita que os estudantes façam todos os procedimentos de primeiros-socorros que sejam seguros, como o de mover o paciente para a posição de recuperação e checar as vias áreas. Assista enquanto eles aplicam curativos e bandagens, se necessário.

  4. 4

    Mantenha os atores na cena enquanto checa o que foi feito. Alguém ligou para a polícia ou para uma ambulância, se necessário? Peça aos estudantes que estavam olhando que façam listas daquilo que foi feito e do que não foi feito. O paciente poderá ir para casa ou precisará de tratamento posterior? Os outros atores precisam de alguma ajuda se entraram em histeria ou desmaiaram?

  5. 5

    Aplauda os atores e pergunte a eles o que mais poderia ter feito. O socorrista falou com a pessoa ferida para assegurar-lhe de que ele era uma pessoa treinada? Os outros sentiram que o socorrista era competente? Caso não tenham sentido, por que não?

  6. 6

    Tire fotos dos atores interpretando os personagens. Peça que os estudantes recapitulem o que eles aprenderam. Deixe que os atores se limpem. Use as imagens e as listas produzidas pelos alunos para produzir um folheto de lembretes na aula seguinte.

Dicas & Advertências

  • Usando a vida real, ainda que de maneira exagerada, as cenas tornarão o curso mais agradável e também acrescentarão alguma adrenalina que simulará uma situação real de primeiros-socorros em um momento difícil.
  • Seja cuidadoso e não deixe os estudantes ficarem muito entusiasmados. Manobras complexas só devem ser executadas em uma situação real de emergência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível