×
Loading ...

Como se tornar um piloto de Fórmula 1

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Fórmula 1 é a principal categoria do mundo a utilizar carros de fórmula. Alguns dos pilotos mais lendários da história do automobilismo, como Mario Andretti, Ayrton Senna, Jim Clark e Michael Schumacher, pilotaram seus carros em circuitos históricos. Talento natural, anos de prática e pura sorte definem o caminho para se tornar um piloto de Fórmula 1.

Instruções

Muita dedicação e oportunidades são necessárias para se tornar um piloto de Fórmula 1 (un anglais sur une japonnaise image by cachou34 from Fotolia.com)
  1. Engaje-se no kart ainda jovem. A maioria dos pilotos de Fórmula 1 começaram suas carreiras nas pistas ao volante de um kart por voltas dos 10 anos. Visite o site World Karting (veja a sessão de Recursos abaixo) e encontre uma lista de pistas em sua região que são certificadas pela Associação Mundial de Kart, ou pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo)

    Loading...
  2. Frequente uma escola de pilotagem. Escolas de pilotagem conceituadas oferecem vários dias de aulas em pistas por todo o país. Aprenda o básico da dirigibilidade de um carro mais potente.

  3. Mude-se para Europa quando adolescente. Adentre o mundo da Fórmula 3 ou Fórmula 3000. Alguns pilotos que aperfeiçoaram suas habilidades nos circuitos americanos fizeram bem a mudança direta para a Fórmula 1, porém há uma chance muito maior de sucesso se você seguir carreira e ir subindo de modalidades dentro da Europa.

  4. Esforce durante suas corridas e vá para as equipes que ofereçam uma maior chance de subir ao pódio. Atraia a atenção de um chefe de equipe da Fórmula 1, realizando corridas consistentes nas categorias menores. Encontrar um bom agente ajuda a se promover e a capitalizar o seu sucesso nas pistas.

  5. Torne-se um pilote de testes de uma equipe da Formula 1. É preferível começar já correndo na Fórmula 1, mas alguns pilotos atuais primeiramente aperfeiçoaram suas habilidades como test-drivers, desenvolvendo estratégias de corrida através de inúmeras voltas de teste, aprendendo os nuances de cada faixa no circuito.

  6. Encontre um patrocinador para apoiar a sua campanha. Equipes menores, com recursos financeiros pequenos, consideram, em primeiro lugar, contratar um piloto que venha com algum aporte financeiro.

Loading...

Aviso

  • Tenha em mente que você investirá milhares de dólares em sua carreira de piloto antes de chegar aos níveis superiores das competições.

Recursos

Loading ...
Loading ...