on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Torta de pecãs e tâmaras (vegana, sem glúten e nem precisa assar)

Atualizado em 21 novembro, 2017

Delicie-se sem a culpa. Com pecãs doces para dar sabor e flocos de aveia para dar textura, esta receita vegana e naturalmente sem glúten permite que você se livre do excesso de açúcar processado e da manteiga usados nas receitas de tortas tradicionais. Então vá em frente e coma uma fatia — ou duas!

Loading...

Assista ao passo a passo em vídeo

Faça a casca

Unte ligeiramente uma forma para tortas com óleo e reserve.

Em um processador de alimentos com a lâmina S, misture a aveia em flocos, as pecãs e o sal até ficarem bem finos. Adicione as tâmaras e processe até se misturarem. Adicione o leite de soja, 2 colheres de sopa por vez, e processe até começar a se formar uma massa quebradiça.

Transfira a massa para a forma previamente preparada e pressione-a no fundo e para os lados. Certifique-se de apertar firmemente para que a massa fique bem compactada. Pode levar de 4 a 5 minutos para que ela fique bem firme. Separe.

Faça o recheio

Limpe o processador (não é necessário limpá-lo completamente) e volte a montá-lo. Adicione as tâmaras sem a água do molho, o leite de soja, 1/2 xícara de pedaços de nozes pecã, o extrato de baunilha e a canela e processe por 1 a 2 minutos. Talvez você precise raspar os lados do processador algumas vezes, mas continue processando até formar uma pasta grossa. Em seguida, adicione o restante das pecãs e transfira o recheio para a massa da torta. Nivele o recheio com a parte de trás de uma colher.

Polvilhe a torta com pecãs, se desejar, depois cubra com plástico e leve ao congelador por pelo menos 4 horas para endurecer. A torta durará por até 4 semanas se conservada em um recipiente hermético no congelador ou até 1 semana se coberta com plástico.

Dicas

Se você não for fã de pecãs, pode substituí-las por amêndoas, nozes ou sementes de abóbora. Se não tiver uma forma de torta retangular, pode usar uma forma redonda ou forminhas individuais, mas se fizer uma torta redonda de 20 cm, pode sobrar alguma massa. Felizmente, a casca que sobra é deliciosa, então corte-a em barras e desfrute em qualquer lugar.

Loading...
Loading ...
Loading ...
Loading ...
Loading ...
Loading ...