Como transmitir emoção ao tocar violino

Escrito por steven j. miller | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como transmitir emoção ao tocar violino
Feche os olhos quando tocar violino para concentrar-se na música (Comstock/Comstock/Getty Images)

Transmitir emoção ao tocar violino em alguns modos é algo que pode ser descrito e aplicado a uma peça musical sistematicamente. O violinista que sobrecompensa a emoção balançando-se e movendo-se no palco nem sempre tem o desempenho mais emocional. A emoção vem do modo como se trabalha com o violino e a música que se toca. Tocar uma música muito tecnicamente correta assegurará um desempenho perfeito, mas é necessário ser capaz de pensar sobre a música criativamente e criar a interpretação própria e original para tocar com emoção.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda a música em um andamento que seja aproximadamente 30% mais lento que o andamento real para que, quando chegar o momento de adicionar emoção, você não fique preocupado sobre a técnica. A velocidade vem com a familiaridade. Forçar-se a tocar de forma mais rápida precocemente pode resultar em erros. Pratique usando o arco completamente para obter um som mais forte e com leves toques para sons mais suaves.

    Como transmitir emoção ao tocar violino
    Aprenda todos os movimentos do arco para tocar de forma mais forte ou mais suave (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Memorize a música uma vez que já tiver aprendido a tocá-la inteira sem erros. Memorize uma frase de cada vez e então uma seção por vez. Quando você se lembra torna possível tocar uma peça com excelência usando a memória muscular, deixando assim sua mente interpretar a música. Use os mesmos dedilhados e posições todas as vezes para assegurar-se de que decorou a música completamente.

    Como transmitir emoção ao tocar violino
    É fundamental memorizar a peça inteira para tocá-la com excelência (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  3. 3

    Preste atenção a cada articulação, dinâmica e indicação de contagem deixada pelo compositor. Ouça muitas gravações da peça para ver como diferentes músicos interpretam essas marcações. Ponha o violino de lado e toque através da música em sua mente. Visualize cada curvatura e técnica como se você fosse realmente tocar. Avalie a música e crie a própria interpretação adicionando articulações que façam sentido para você. Subidas e descidas com o arco são principalmente determinadas por você. Isso deixa espaço livre para a criatividade.

    Como transmitir emoção ao tocar violino
    Ouça interpretações diferentes da mesma peça musical (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  4. 4

    Use rubato para alongar ou encurtar as notas a fim de aumentar o aspecto humano de tocar com emoção. Não toque como uma máquina tocaria. Ao invés disso, permita que notas importantes demorem por um momento ou dois a mais que o sugerido pelo valor da nota. Evite exceder-se com isso; você não quer interromper o fluxo da música. O violino é único nisso, ele pode alongar frases e notas por períodos indefinidos de tempo. Leve vantagem desse aspecto quando a música pedir por isso.

    Como transmitir emoção ao tocar violino
    Não se exceda na apresentação, seja apenas original (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)
  5. 5

    Feche os olhos quando tocar e praticar. Interrompendo a percepção visual, a atenção fica mais voltada para o som do instrumento. Certifique-se de praticar com o pianista ou o conjunto, pois assim eles podem aprender a segui-lo, mesmo que seu desempenho mude no dia do recital.

    Como transmitir emoção ao tocar violino
    Pratique com o conjunto para evitar gafes na apresentação (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • A memória muscular vem do ato de se aprender uma nova habilidade. Andar de bicicleta envolve memória muscular, uma vez que você não tem que pensar em como manter o equilíbrio.
  • Não acelere o andamento até que a peça inteira seja memorizada. Uma vez memorizada, acelere o andamento em 5% por dia até alcançar o andamento requerido para a performance.
  • Não confunda emoção com habilidades teatrais. Só porque um intérprete possa balançar-se para trás e para frente no palco não significa que a emoção está sendo colocada na música.
  • Pratique muitas interpretações diferentes da música com o pianista ou o conjunto. Isso assegurará que eles serão capazes de acompanhá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível