Tratamento contra micose para porquinhos-da-índia

Escrito por corey mchargue | Traduzido por marisa mangrum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento contra micose para porquinhos-da-índia
Micose em porquinhos-da-índia (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

A micose é um problema de pele causado por um fungo. Ela pode afetar vários animais, incluindo, entre outros, cães, gatos, coelhos e porquinhos-da-índia. A micose tem, geralmente, um período de incubação de uma a duas semanas. Os fungos soltam esporos no ar, que podem ficar inativos por anos. A prevenção e o tratamento da micose são simples e diretos, mas exigem persistência.

Outras pessoas estão lendo

Sinais e sintomas

As micoses em porquinhos-da-índia normalmente começam com pequenas áreas de perda de pelos, geralmente no rosto e orelhas. A área onde a perda de pelos ocorre fica com cascas e escamas. As lesões frequentemente espalham-se por outras partes do corpo se não forem cuidadas e podem tornar-se avermelhadas e com coceira. Em porquinhos-da-índia, tufos de pelos podem ficar grudados. A micose geralmente aparece nos meses do verão, quando está quente e úmido. Outros fatores que podem predispor os porquinhos-da-índia a esta condição incluem estresse, alimentação, ambiente, idade, genética e aglomeração. O diagnóstico de micose deve ser feito por um veterinário.

Prevenção e tratamento

Prevenir a micose é simples. Cuidar bem é essencial. Desinfetar semanalmente o lugar onde o porquinho-da-índia fica, incluindo a gaiola, tigelas de comida e de água e brinquedos ajudará na prevenção da infecção.

Tratar porquinhos-da-índia com lesões isoladas é o primeiro passo para o tratamento adequado de micose. Os pelos da área em volta da lesão devem ser aparados rente à pele. A lesão deve ser limpa com xampu próprio para infecções de fungos. Alguns deles podem ser comprados em lojas de animais de estimação, mas a maioria deve ser prescrita por um veterinário. Eles incluem xampus queratolíticos e com miconazol, cremes de cal e de enxofre e tratamentos antifúngicos tópicos. O veterinário poderá também receitar remédios orais. Os tratamentos precisam durar por pelo menos duas semanas depois que as lesões sumirem.

Depois que as lesões forem tratadas e os fungos da micose eliminados, é importante continuar com um plano eficaz de limpeza. Os fungos que causam a condição podem viver por muito tempo no ambiente. Uma parte de cloro diluída em 10 partes de água matará a maioria dos organismos. Já que os fungos podem sobreviver por tanto tempo, é extremamente importante limpar e desinfetar todos os utensílios de embelezamento, roupas de cama e gaiolas. Carpetes, cortinas e móveis também devem ser bem limpos. Filtros de aquecimento e ar condicionado devem ser limpos e trocados e sacos de aspirador, descartados. As precauções de limpeza devem ser prolongadas por várias semanas para assegurar que o fungo foi morto.

Advertências

A micose é altamente contagiosa para outros animais e humanos. Se um porquinho-da-índia for diagnosticado com micose, isole-o imediatamente. É importante que todos os outros animais sejam tratados. Luvas devem ser usadas quando manusear porquinhos-da-índia infectados. As mãos devem ser imediatamente bem lavadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível