Tratamentos para impetigo bolhoso

Escrito por kelli cooper | Traduzido por jéssica tabuti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para impetigo bolhoso
O impetigo bolhoso é mais comum entre as crianças (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Impetigo bolhoso é uma doença de pele que afeta principalmente bebês e crianças, mas pode surgir em pessoas de todas as idades. É altamente contagiosa e aparece como feridas em diversas partes do corpo. Normalmente, as bactérias ofensivas entram na pele através de cortes ou picadas de insetos, mas podem se formar em uma pele saudável. Impetigo não é uma condição séria e o tratamento geralmente consiste em medidas de auto-cuidado e antibióticos.

Outras pessoas estão lendo

Informações gerais de tratamento

A maioria dos casos de impetigo resolvem-se em duas a três semanas sem tratamento. Em casos mais generalizados, os antibióticos podem ser necessários. Se seu filho está em idade escolar, ele pode voltar para a escola 24 horas após o início do tratamento com antibióticos, já que a doença não será mais contagiosa.

O objetivo do tratamento consiste em acelerar a cura das feridas, prevenir a infecção e melhorar a aparência da pele. O seu médico irá determinar o tratamento mais adequado à sua situação.

Higiene

Se o impetigo é leve, a recomendação do médico será apenas práticas de higiene. Manter a pele limpa e seca pode curar a infecção por conta própria, sem qualquer intervenção médica. Pergunte ao seu médico sobre o uso de um creme antibiótico após a limpeza da pele, o que pode ser um complemento útil.

Medicação

Seu médico pode prescrever certos antibióticos orais e tópicos para matar e curar a infecção. Bactroban é um tratamento tópico frequentemente prescrito. Você precisa remover delicadamente as feridas para que o tratamento possa atingir a área infectada. Se o impetigo se espalhou para várias partes do corpo, os antibióticos orais são necessários. O tipo de antibiótico será determinado pela extensão da infecção e se houver alergias específicas ou outras condições médicas. Seu filho precisa terminar a prescrição mesmo com a melhora do seu estado. Isso previne o retorno da infecção.

Sugestões de cuidado próprio

Molhar as áreas afetadas com uma colher de sopa de vinagre branco para um copo de água por 20 minutos ajuda a soltar as feridas e facilita a remoção. Não toque ou coce as feridas, pois pode causar uma infecção pior e fazer com que o impetigo se espalhe. Usar roupas largas e soltas nas áreas infectadas pode prevenir a propagação.

Prevenção

A melhor defesa contra o impetigo é uma pele limpa. Trate cortes, arranhões, picadas de insetos e quaisquer outras feridas imediatamente; lave a região e coloque uma pomada antibiótica para acabar com a infecção.

Se um membro da família tem impetigo, tome as seguintes medidas para impedir que a infecção se espalhe para os outros. Lave as mãos com frequência. Lave as roupas e toalhas da pessoa infectada todos os dias e não divida esses itens com outras pessoas na casa. Coloque luvas antes de aplicar tratamentos tópicos na pele da pessoa infectada e lave as mãos imediatamente depois.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível