Tratamentos de joanete

Escrito por linda hinkle | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O joanete é um crescimento anormal, ósseo ou inchaço da articulação na base do dedão. Conforme a articulação torna-se ampliada, ela pressiona os outros dedos e é empurrada para fora, causando dor. Tratamentos de joanete variam de acordo com quão grave o joanete é e quanta dor causa. Opções de tratamento variam desde recomendações de estilo de vida tranquilo para casos leves, até cirurgias de joanetes para casos mais graves. Para joanetes que necessitam de cirurgia, há vários procedimentos disponíveis que têm sido muito bem sucedidos.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Joanetes desenvolvem-se normalmente por causa de uma deformidade do pé, que muitas vezes é herdada. Como resultado, uma vez que se desenvolvem elas não somem e tendem a piorar se não forem tratadas. Elas podem causar dificuldade para andar e podem afetar outros dedos. Por essas razões, é recomendável um diagnóstico precoce e tratamento por um especialista em ortopedia. Alguns joanetes podem não exigir tratamento médico quando diagnosticados pela primeira vez, mas a observação periódica e avaliação por um especialista é importante para que qualquer avanço da deformidade possa ser detectado e tratado precocemente.

Primeiros tratamentos

Os tratamentos iniciais para joanetes, conforme recomendado pelo American College of Foot and Ankle Surgeons (Centro Americano de Cirurgia de Pé e Tornozelo) incluem o uso de sapatos adequados que não aglomerem os dedos, colocar almofadas medicadas sobre o joanete, evitando a atividade que causa dor e usar um bloco de gelo para ajudar a reduzir a dor e inflamação. Medicamentos como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno podem ser usados para ajudar a aliviar a dor. Palmilhas podem ser utilizadas para ajudar a reduzir os sintomas e evitar que a deformidade piore. Em casos raros, injeções de corticosteroides são usadas para tratar a inflamação bursa — um saco cheio de fluido e localizado em uma articulação — que às vezes acompanha o joanetes.

Cirurgia

A cirurgia de joanete pode ser necessária se os tratamentos iniciais não aliviarem a dor ou se o joanete progredir para um ponto que interfira com a atividade diária. Também, a cirurgia é o tratamento recomendado para qualquer deformidade óssea severa que possa se desenvolver. Existem vários procedimentos cirúrgicos usados para corrigir joanetes, e nenhum procedimento especial é o melhor para todos. O tipo de cirurgia realizada depende principalmente sobre o que causou o joanete e quão grave é.

Bunionectomia

Uma bunionectomia é um simples procedimento cirúrgico utilizado para joanetes menos graves. Nesse procedimento, apenas a saliência óssea é removida. Alguns pacientes são capazes de andar imediatamente após a cirurgia, mas a recuperação completa pode levar até oito semanas.

Osteotomia e artrodese

Joanetes mais graves podem exigir procedimentos correcionais, além de uma bunionectomia. A osteotomia é um procedimento em que o galo é removido e cortes ósseos são feitos para realinhar a articulação do dedo do pé. Artrodese (fusão) do dedão às vezes é necessária quando há deformidade grave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível