O uso ético de computadores no local de trabalho pelos funcionários

Escrito por roslyn frenz | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O uso ético de computadores no local de trabalho pelos funcionários
O aumento no número de computadores no local de trabalho aumenta os dilemas éticos (Businessman typing on his laptop image by patrimonio designs from Fotolia.com)

A ética do computador no local de trabalho é um campo de estudos relativamente novo, mas com rápido crescimento. Conforme os computadores se tornam mais prevalentes no local de trabalho, mais organizações publicam códigos oficiais de ética que cobrem o seu uso. Os avanços rápidos na tecnologia podem, às vezes, deixar considerações éticas para trás, como foi visto recentemente com o amplo, e muitas vezes ilegal, compartilhamento de arquivos de música pela internet. Quando confrontados com um novo dilema tecnológico, os trabalhadores éticos utilizam orientações históricas e gerais para tomar decisões conscientes.

Outras pessoas estão lendo

História

Norbert Wiener cunhou o termo "cibernética" logo após computadores básicos terem sido utilizados na Segunda Guerra Mundial. No seu livro, de mesmo nome, ele previu uma segunda revolução industrial, dessa vez baseada na tecnologia. Wiener escreveu "Cibernética e Sociedade - O Uso Humano de Seres Humanos" (1950), no qual explorou as implicações éticas da cibernética, dentro e fora do local de trabalho. Wiener falou sobre a capacidade dos humanos para compreender, processar e atuar potencialmente com grandes quantidades de informações. Ele também ofereceu orientação ética para ajudar as pessoas durante esse processo. Os três princípios éticos cibernéticos de Wiener são liberdade, igualdade e benevolência. Wiener viu os computadores como liberdade exemplificativa ao resolver questões de tempo e consumo de recursos. Ele viu a tecnologia de comunicação como um equalizador, pois oferece um plano nivelado para ideias. \por exemplo, uma pessoa famosa e outra comum recebem a mesma quantidade de ciberespaço para comunicar suas ideias. Os computadores também oferecem benevolência, porque através das recém encontradas liberdade e igualdade, as questões sociais e éticas podem ser discutidas e resolvidas.

Efeitos

Os computadores da época da informação dominaram os locais de trabalho. Eles eliminaram alguns empregos mas tornaram outros mais fáceis. Por exemplo, pessoas que trabalham com alimentos, empregados de fábricas e até mesmo pilotos de aviões apertam um botão para realizar uma série de ações que levaria vários passos e mais tempo para serem feitas sem os computadores. Essa execução de "um botão" pode ser vista como anti-ética, pois pode levar a uma força de trabalho com menos habilidades. Outras preocupações éticas incluem a saúde e segurança dos trabalhadores que ficam estressados da digitação constante ou que desenvolvem fadiga ocular por ficarem na frente da tela de um computador por muito tempo.

Considerações

Pessoas éticas que trabalham com computadores devem considerar que informações podem ser divididas com um clique do mouse. Portanto, eles precisam proteger a própria privacidade e a dos colegas de trabalho. A confidencialidade empresarial é outra preocupação relacionada à privacidade. Trabalhadores éticos são conscientes de que não devem usar seus computadores para espalhar os segredos da empresa. Plágio e pirataria são outras preocupações. Os trabalhadores devem garantir a atribuição adequada das fontes, nunca reivindicar trabalhos dos outros como próprio e abster-se de obter ilegalmente arte, música, filmes e outros materiais.

Características

Muitos códigos oficiais de ética das empresas incluem subseções sobre computadores no local de trabalho. Os códigos de ética do uso de computadores muitas vezes apresentam orientações baseadas nas responsabilidades que o equipamento cria. Por exemplo, uma pessoa que utiliza o computador para comunicação poderia entrar em contato com várias pessoas diferentes, tais como: outros funcionários, membros da família, clientes, chefe ou público. Cada contato pode exigir uma mensagem ou método de abordagem diferente.

Tipos

O código de ética sobre computadores da Associação para Maquinaria da Computação (ACM, em inglês) lista vários imperativos. As exigências da ACM incluem: evitar ações que possam prejudicar outras pessoas, honestidade, competência profissional e conhecimento da lei técnica. O Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) acrescenta princípios como evitar conflitos de interesses e suportar reivindicações de dados sólidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível