Vantagens e desvantagens em passar um ano entre o ensino médio e um trabalho

Escrito por marie brown | Traduzido por bruno robson ribeiro dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens em passar um ano entre o ensino médio e um trabalho
Ter um ano de folga antes de ir à universidade, pode aumentar o comprometimento com os objetivos educacionais (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Embora ter um ano de folga antes de entrar na universidade possa parecer atraente, poucas decisões como essa terão tanto potencial para influenciar a trajetória da sua vida. Antes de decidir, "uma chave importante é o aluno pensar sobre suas motivações e deixar bem claro seus objetivos", aconselha um artigo da College Parents of America, de nome "Should Your Student Consider Taking a Gap Year Before Starting College?" (O seu estudante deve considerar ter um ano sabático antes de entrar na universidade?). Pesar as vantagens e desvantagens dessa escolha, irão ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Outras pessoas estão lendo

Vantagem: folga mental

Enquanto acontece a formatura do ensino médio, alguns alunos estão tão ansiosos que nem sequer se imaginam indo direto à universidade. Mesmo que possam ter sido preparados a irem, alguns se questionam se estão indo só para agradar seus pais ou por causa do seu próprio desejo de perseguir um objetivo educacional. Por causa dessa dúvida, esses alunos acreditam que um ruptura é a vantagem necessária para restaurar o seu entusiasmo para uma vida acadêmica.

Vantagem: experiência de trabalho e dinheiro

Ganhar dinheiro é um grande atrativo para a espera da universidade e também pode impedir as dívidas de empréstimos do estudante. Trabalho também dá aos alunos um toque de realidade na vida, responsabilidade e senso de independência. Em um fórum da Chronicle of Higher Education há um artigo chamado “Are Too Many Students Going to College?” (Tem muitos alunos indo para a faculdade?) em que o cientista político Donald Murray discute uma "diferença de maturidade e foco entre filhos saídos do ensino médio daqueles que trabalharam" como um adendo importante na vida universitária.

Vantagem: apreciação

Um tempo de folga pode ajudar os alunos a visualizarem o que estão perdendo. Quando seus amigos começarem a falar com entusiasmo sobre cursos, clubes e outras oportunidades relacionadas à escola, alguém que decidiu ficar de folga pode começar a se sentir fora da cena social, assim, será estimulado a se juntar aos seus amigos. Gastar seu tempo livre com viagens ou a serviço de outros, desafia os estudantes a irem se acostumando à rotina da universidade.

Desvantagem: tédio

Ficar um tempo de folga não deve significar ficar deitado sem fazer nada. Os relatórios do The College Board dizem que as universidades vão querer saber exatamente como o seu tempo foi gasto, como parte do processo de candidatura. Uma explicação que inclui aulas, viagens ao exterior ou se foi um voluntário, mostrará que tentou melhorar a si mesmo, se preparando para a universidade, e isso impressionará a comissão de aplicação.

Desvantagem: acesso reduzido

Grande parte do processo de aplicação da universidade é voltado para os estudantes tradicionais. Ao tentar ingressar em uma universidade assim que sair da escola, terá acesso a recursos e conselheiros, relata a autora Jeniffer Gross da National Association for College Admission Counseling no artigo “Taking a Gap Year" (Tirando um ano sabático). Tentar acessar os recursos necessários para completar o processo de candidatura, como uma carta de aceitação da universidade ou diferimentos formais, enquanto estiver trabalhando ou se voluntariando, exigirá mais esforço por parte do estudante.

Desvantagens: acontecimentos imprevistos

Às vezes, a vida pode alterar até mesmo os planos mais cuidadosos voltados à educação. Ocasionalmente, os indivíduos podem se tornar preocupados com seus relacionamentos, saúde ou problemas com a família a tal ponto, que um retorno aos estudos deixa de fazer sentido. Sem um forte incentivo interno ou com a família motivando a ir para a universidade, alguns alunos preferem adiar seus planos por tempo indeterminado, sempre planejando voltar a estudar em um momento melhor, mas nunca conseguindo retornar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível