As vantagens de uma estação chuvosa

Escrito por jack powell | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens de uma estação chuvosa
Estações chuvosas são fundamentais para a agricultura (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Todo mundo já passou por um momento em que olhou pela janela chateado com a chuva e os planos arruinados. O acampamento do fim de semana, a ida ao zoológico com as crianças definitivamente não são mais opções. A chuva pode até trazer mau humor e depressão. Contudo, apresenta também efeitos positivos. Se você está desanimado com o tempo chuvoso, aqui vão alguns bons pensamentos que podem mudar seu ponto de vista.

Outras pessoas estão lendo

Ar fresco

Quando a chuva vem, renova as plantas e estimula o crescimento de vegetação. Isso é importante para o meio ambiente, pois, quanto mais vegetação no mundo, mais gás carbônico do ar é absorvido para a fotossíntese, aumentando os chamados créditos de carbono e desligando o estado de alerta. Pesquisadores da NASA atribuem às chuvas o aumento dos créditos de carbono, que estimulam o crescimento de plantas. Em termos mais leigos, o ar fica mais limpo e melhor para de respirar, o que é um aspecto muito saudável das estações chuvosas.

As colheitas são melhores

Na sociedade atual, todos esperamos ir ao supermercado fazer as compras da semana sem pensar muito. Apenas quando os preços sobem paramos para pensar no que está acontecendo. Sem chuva suficiente, as colheitas sazonais podem ser negativamente afetadas, e, consequentemente, nossos bolsos também. Quando uma plantação não dá certo, o fazendeiro não é o único que paga o preço; o consumidor também é afetado. Às vezes algumas frutas ou vegetais se tornam mais difíceis de encontrar, e, assim, o preço sobe, atingindo toda a economia.

Viagens mais baratas

Se você planejou uma viagem, sabe o quão caras podem ser nas épocas de temporada. Tente dar um toque diferente aos seus planos de viagem e aproveite as oportunidades que uma estação chuvosa oferece. Passagens mais baratas, acomodações mais em conta e maior poder de negociação são as partes boas de épocas chuvosas. Você será positivamente surpreendido pela quantidade de opções e pode até agendar mais passeios do que pretendia originalmente por pensar que não caberiam no seu orçamento.

Secas trazem problemas

A falta de chuvas causa secas, trazendo inúmeros problemas ao redor do mundo. As secas limitam o fornecimento de água, aumentam a fome em países de terceiro mundo e provocam incêndios que podem destruir lares e famílias. Estações secas normalmente vão de março a maio no hemisfério norte e são caracterizadas por clima quente e seco, muito propício para o aparecimento de incêndios causados por fatores naturais como descargas elétricas ou por erros humanos, como bitucas de cigarro e fogueiras. Uma relação das condições de solo lista áreas de risco para que o governo tome providências até que as chuvas voltem. Nesse caso, o consumo de água é limitado, e fogueiras passam a ser proibidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível