As vantagens dos jogos sociais para crianças entre 3 a 5 anos

Escrito por brenda priddy | Traduzido por heloisa alves cardoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As vantagens dos jogos sociais para crianças entre 3 a 5 anos
Os jogos sociais têm muitas vantagens para crianças pré-escolares (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Os jogos sociais são uma parte importante do desenvolvimento de qualquer criança. Jogos de equipe, esportes, jogos ativos, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são excelentes jogos sociais que têm muitos benefícios para crianças pré-escolares. Os jogos fornecem uma maneira segura para as crianças aprenderem sobre si mesmas e uns aos outros, que irá ajudá-las com situações sociais em todo o resto de suas vidas.

Outras pessoas estão lendo

Compartilhamento e cooperação

Os jogos sociais ajudam crianças pré-escolares a aprender sobre os conceitos de cooperação e de partilha. Quando jogar, as crianças deverão se revezar e, às vezes, trabalhar juntas para terminar o jogo, como em esportes de equipe ou resolução de quebra-cabeça. Os jogos de tabuleiro ajudam as crianças a praticar o compartilhamento, revezando e mantendo suas próprias peças de jogos para si mesmos e não dando a seus vizinhos. De acordo com um estudo realizado pelo diário de comportamento de análise aplicada (Journal of Applied Behavior Analysis), em 1994, crianças pré-escolares aprenderam habilidades de cooperação vitais através da implementação de jogos sociais.

Seguir regras

Ao longo da vida, é necessário seguir as regras de todos os tipos. Existem regras para situações sociais, regras para a escola, as regras para a estrada e as regras e leis para como viver a vida. Crianças pré-escolares, que estão apenas descobrindo o conceito sobre elas, muitas vezes não querem seguir regras. Os jogos sociais são uma divertida maneira de introduzir o conceito de seguir as regras para seu próprio bem e dos outros. Os jogos ensinam as crianças a seguir as regras, então todo mundo poderá se divertir. Ambos, jogos de tabuleiro e jogos ativos, tem regras claras para as crianças a seguir.

Auto controle

Os jogos sociais também ajudam as crianças pré-escolares a aprender a controlar suas emoções. As crianças poderão aprender como ganhar sem vangloriar-se e como perder sem ficar com raiva. Essas são habilidades importantes que as crianças irão utilizar durante toda a vida. Os esportes coletivos e jogos de tabuleiro são alguns do melhor tipo de jogos sociais para o aprendizado de autocontrole. De acordo com o estudo de 1994 pelo diário de comportamento análise aplicada (Journal of Applied Behavior Analysis), engajar-se em jogos sociais ajudará as crianças a controlar emoções e agressão.

Habilidades sociais

Muitos pré-escolares são inconscientes de como brinca com os outros. As crianças poderão preferir brincar sozinhas ou tentar influenciar as outras crianças para brincar exatamente como elas querem. O uso de jogos sociais dará às crianças uma maneira de jogar juntas, com uma parte clara para cada criança. Isso eliminará dar ordens e também poderá incluir crianças tímidas em um grupo. Dentro dos limites de um jogo, as crianças poderão aprender como interagir com o outro em um ambiente seguro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível