Vantagens de ser um pai solteiro

Escrito por writer | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens de ser um pai solteiro
Mãe solteira (virginiamol, morguefile)

As vantagens de ser um pai solteiro não são tão óbvias quanto as desvantagens, mesmo assim, elas existem. Criar os filhos com outro adulto requer cooperação, consenso e compromisso. Os pais solteiros geralmente tomam todas as grandes decisões independentemente da influência de outras pessoas. Eles também entendem e valorizam todos os aspectos da criação, uma vez que devem assumir todos os papéis.

Outras pessoas estão lendo

Histórico

Os pais solteiros não são resultado apenas de relações fracassadas ou divórcio. Outras causas podem ser viuvez, adoção e gravidez não planejada. Os pais solteiros chamaram atenção durante os anos 1980 e 1990, destacando-se a diferença entre eles e os pais divorciados. Os estudos focaram no crescente número de pais solteiros, em comparação com pais casados. De acordo com "Psychology Today", esses números de aumentaram 1 a 2 para 2 a 3 famílias que tinham pais solteiros ou pais que nunca se casaram contra o modelo tradicional de família. Os psicólogos estudaram os efeitos nos filhos da criação por pais solteiros, incluindo, mas não limitando a, sua taxa de abandono da escola, suas chances de se tornarem pais solteiros também e sua probabilidade de sucesso. Os estudos conservadores mostraram que os filhos de pais solteiros tiveram uma performance abaixo da média, comparando com os filhos de pais casados, porém fatores como a situação econômica, oportunidades educacionais e serviços de apoio à criança não foram levados em consideração (veja a seção "Recursos").

Vantagens

Os pais solteiros gostam de sua liberdade de tomar decisões baseadas em seus princípios éticos, morais e culturais, sem a interferência de outro que possa entrar em conflito com suas ideias. Como são os únicos responsáveis pela criação acadêmica e religiosa de seus filhos, eles podem decidir baseados em suas próprias necessidades, desejos e vontades, sem considerar as necessidades e desejos de outra pessoa. Essas vantagens de ser um pai solteiro são equilibradas com o fardo da responsabilidade associado a criar um filho sozinho.

Função

Os pais solteiros se tornam extremamente autoconfiantes e ótimos administradores do tempo, pois não contam com ninguém além de si mesmos para cumprir as obrigações. Como consequência direta dessa necessidade de ter êxito, eles oferecem aos filhos um modelo de excelência em autoconfiança, independência e responsabilidade. Os filhos de pais solteiros aprendem a cuidar de si mesmos, rapidamente tomando a responsabilidade de tarefas gerais da casa (veja a seção "Recursos"). "Psychology Today" cita um estudo do "American Journal os Community Psychology" que mostra que mães solteiras de baixa renda são mais propensas a serem sinceras sobre as dificuldades da vida, dinheiro e o que as crianças podem fazer para ajudar, diferentemente da família tradicional, que tende a proteger os filhos das dificuldades. Os filhos de pais solteiros se tornam verdadeiros parceiros na família e estão mais propensos a participar.

Tipos

Embora algumas pessoas não vejam a autoconfiança e a habilidade com tarefas domésticas dos filhos como uma vantagem em ser pai solteiro, a relação entre pai e filho também é outro tipo de vantagem. Os pais solteiros não estão competindo com ninguém pela atenção, respeito e carinho do filho. Os sentimentos não são medidos, pesados e usados contra o outro. Os pais solteiros não enfrentam o inevitável "Mas a mamãe (ou papai) disse...". Os filhos de pais solteiros também não precisam enfrentar a competição com outro adulto. Quando a mãe ou o pai chegam em casa, o filho recebe sua total atenção, e o tempo gasto juntos é valioso. "Psychology Today" descobriu que é comum em filhos de pais solteiros sentirem-se confiantes, e que isso encoraja a criança a confiar em seu pai também.

Aviso

A parte mais difícil de ser pai solteiro é o sentimento de solidão ao enfrentar os desafios da vida sem a ajuda de outro adulto. A tentação de transformar a criança numa parceira em sua própria criação é enorme. Alguns pais solteiros colocam suas crianças numa posição de agir como adultos-mirim, sem mesmo se dar conta disso. De acordo com "Psychology Today", mães solteiras recebem mais apoio de suas filhas do que receberiam de seus maridos, e isso está certo (veja a seção "Recursos"). A rede de contatos do pai pode prover apoio social e moral e reduzir a tentação de tratar o filho como adulto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível