Ventiladores de refrigeradores têm velocidade variável?

Escrito por jared lewis | Traduzido por rodrigo calaboni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ventiladores de refrigeradores têm velocidade variável?
Motores de ventilação com velocidade variável aumentam a eficiência energética de refrigeradores (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Refrigeradores dependem de várias tecnologias para operar e resfriar eficientemente. O compressor, por exemplo, comprime os gases refrigerantes antes de deixar que eles se expandam e resfriem. O ventilador evaporador ajuda a distribuir o ar frio pelo refrigerador. Modelos mais antigos de refrigeradores tendem a operar ventiladores em um princípio "liga/desliga", ligando o mecanismo de resfriamento quando necessário. No entanto, os avanços tecnológicos resultaram no uso de motores de ventilação de velocidades variáveis.

Outras pessoas estão lendo

Fundamentação

A razão de se ter um ventilador de velocidade variável em um refrigerador é facilmente compreendida. Modelos mais antigos requerem uma quantia considerável de energia para começar a trabalhar a partir de uma posição dormente, porque eles costumam operar com um princípio de "tudo ou nada". Esses refrigeradores precisam gastar mais energia na hora de ligar o motor do compressor e ventiladores ao mesmo tempo para resfriar rapidamente o refrigerador. Os refrigeradores antigos também precisam funcionar por períodos mais longos para compensar a transferência de ar frio. Ventiladores de velocidade variável, em conjunto com outros componentes de velocidade variável, operam de maneira mais eficiente, permanecendo em velocidades mais baixas e simplesmente mudando essas velocidades conforme for necessário.

Como funciona

Microprocessadores servem como os cérebros para refrigeradores mais novos e energeticamente eficientes. Refrigeradores têm sensores que dizem ao microprocessador quando os ventiladores precisam acelerar e circular o ar frio pelo refrigerador. Os sensores dizem ao microprocessador como o refrigerador está sendo usado para que ele possa analisar e determinar como os ventiladores devem operar. Isso faz com que o refrigerador tenha um fluxo estável de ar frio como for necessário.

Sistema

O uso de velocidades variáveis em sistemas de refrigeradores não consiste apenas na variação de velocidade do condensador e dos ventiladores do evaporador. O controle do microprocessador sobre esses sistemas tem efeito no refrigerador como um todo. Por exemplo, devido aos níveis constantes de temperatura em geral, o compressor não precisar ligar e desligar regularmente. Isso aumenta a vida útil do compressor e de seu motor. Muitos deles também operam em velocidades variáveis.

Integração

Refrigeradores modernos integram o uso de múltiplos ventiladores operando em velocidades variáveis. Junto com esses que resfriam o compartimento principal do refrigerador, alguns ventiladores resfriam o congelador separadamente. Alguns refrigeradores têm ventiladores separados para vários compartimentos. Por exemplo, uma gaveta de alimentos frescos normalmente tem seu próprio ventilador que opera em velocidades variáveis para manter frutas e vegetais em temperaturas ideais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível