Como fazer algodão doce em casa sem uma máquina específica

••• OYA YILDIZ/iStock/Getty Images

O algodão doce normalmente é vendido em parques de diversões por pessoas operando uma máquina específica. A essência felpuda desse doce é criada ao se esticar fios de açúcar derretido em linhas bem finas. A máquina de algodão doce passa o açúcar por buracos em direção a uma tigela na qual ele é coletado por palitos. As funções de uma máquina dessas podem ser replicadas com itens encontrados em sua casa e com uma mistura caseira de açúcar.

Passo 1

Passe óleo de cozinha em spray em duas colheres de pau. Posicione as colheres na pia, ultrapassando a beirada com uma de suas extremidades. Depois, faça peso nos cabos, usando uma frigideira de ferro fundido.

Passo 2

Distancie as extremidades das colheres a pelo menos 20 cm. Embaixo das colheres, coloque uma lona plástica para cobrir cerca de 90 cm ou 1,2 m do piso.

Passo 3

Pegue um fuê e, com um alicate de corte, abra a parte superior do utensílio, cortando todos os arames. Depois, remova as tiras centrais para criar um garfo circular.

Passo 4

Derrame água, xarope de milho e açúcar em uma panela e leve-a ao fogo de médio para alto. Coloque um termômetro culinário dentro do recipiente e aqueça a mistura até alcançar exatos 160°C, mexendo sempre.

Passo 5

Retire a mistura do fogo e derrame-a em uma tigela de vidro. Se desejar, acrescente quatro gotas do corante alimentício de sua escolha. Passe uma espátula de silicone dentro da panela para remover todos os traços da mistura de açúcar.

Passo 6

Mergulhe o fuê cortado na mistura e levante o utensílio a 10 cm de distância da tigela. Deixe o açúcar pingar por três a quatro segundos ou até que gotas excessivas parem de cair.

Passo 7

Faça movimentos de vaivém, passando o fuê por sobre as colheres. Faça movimentos longos, de cerca de 90 cm, e mantenha as colheres no centro dessa medida. Dessa forma, fios de açúcar cairão sobre as colheres.

Passo 8

Forme um cone estreito, usando um papel de 21 cm por 35 cm. Depois, passe os fios das colheres diretamente para o interior desse cone.

Mais recentes

×