Como amarrar lombo de porco com barbante de açougueiro

Eising/Photodisc/Getty Images
Um lombo de porco é um corte de carne fácil para os cozinheiros trabalharem. É muito magro, com a maior parte da gordura confinada na camada ao redor da capa exterior. Essa carne pode ser comprada com osso, para que fique exposto, ou desossado, para facilitar. Alguns cozinheiros gostam de cortar as costelas após a compra e reservá-las para outra refeição. O lombo também é ideal para rechear; ele só precisará ser aberto na horizontal, preenchido e amarrado novamente com barbante de cozinha.
Step 1
Coloque o lombo de porco em cima da tábua para cortar carne, de maneira que uma das pontas esteja na sua direção. Meça aproximadamente 30 cm de barbante e corte-o, utilizando uma faca ou tesoura.
Step 2
Segure uma ponta do fio em cada mão e deslize-o por baixo do lombo. Amarre o fio solto a 2,5 cm do final da peça de lombo e comprima-o com cuidado para enrolá-lo apertado. Aperte o barbante e amarre-o com segurança. Gire o fio de maneira que o nó fique em frente ao corte, onde o lombo foi recheado.
Step 3
Vire o lombo de maneira que a outra ponta fique voltada para você e repita o mesmo processo para prendê-la. Isso minimizará o risco de perder o recheio pelas pontas do lombo.
Step 4
Deslize uma terceira volta de fio completa no meio do lombo e amarre-a da mesma maneira, como fez nas pontas, comprimindo o meio do lombo em um cilindro arrumado. Se sair algum recheio, apenas pegue-o e empurre-o de volta para dentro.
Step 5
Amarre voltas adicionais de fio em intervalos de 5 a 7,5 cm 2, até que todo o lombo esteja preso. Prossiga para preparar o lombo como indicado na sua receita.
Referências
- "Professional Cooking", Wayne Gisslen, 2003 [em inglês]
- "On Cooking: A Textbook of Culinary Fundamentals", Sarah R. Labensky et al, 2003 [em inglês]
- Recipetips.com: Dicas para cozinhar o porco amarrado [em inglês]
- Saveur: Amarrando lombo de porco, Março de 2002 [em inglês]
Dica
- Um lombo de porco com osso também poderá ser amarrado para evitar que as costelas se afastem durante o tempo de assar. O processo será o mesmo, menos o espaço do fio entre as costelas.
Sobre o Autor
Fred Decker is a trained chef and certified food-safety trainer. Decker wrote for the Saint John, New Brunswick Telegraph-Journal, and has been published in Canada's Hospitality and Foodservice magazine. He's held positions selling computers, insurance and mutual funds, and was educated at Memorial University of Newfoundland and the Northern Alberta Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Eising/Photodisc/Getty Images