Como bater clara em neve sem batedeira

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Merengues, bolos leves e alguns tipos de coberturas requerem claras em neve bem firmes. As claras se tornam opacas e cremosas, e não escorrem ou gotejam quando são levantadas com uma colher. Quando assadas ou adicionadas à massa, proporcionam uma consistência úmida e aerada.

Apesar da maneira mais simples de bater clara em neve seja usando uma batedeira, você também pode batê-las à mão.

Passo 1

Retire os ovos da geladeira, na quantidade indicada pela receita. Coloque-os sobre o balcão da cozinha por cerca de duas horas. Isso fará com que fiquem na temperatura ambiente e deixará as claras mais maleáveis.

Passo 2

Segure um separador de claras e gemas sobre uma vasilha. Esses utensílios plásticos parecem com colheres achatadas com aberturas dos lados. A parte de baixo segura a gema, enquanto as aberturas permitem que as claras escorram para a vasilha. Algumas variedades possuem encaixes que mantêm o separador sobre a tigela sem que você precise segurá-lo.

Passo 3

Quebre os ovos sobre o separador, um de cada vez. Descarte as gemas, ou reserve-as se for possível usá-las mais tarde na receita.

Passo 4

Segure a vasilha com um braço, pressionando-a contra o peito. Comece a bater as claras com movimentos rápidos e circulares. Elas devem se tornar opacas em cerca de cinco minutos.

Passo 5

Continue a bater até que as claras se tornem cremosas, o que deve levar mais de dez minutos. Levante o fouet sobre elas; os picos devem baixar um pouco, o que indica que não estão muito firmes.

Passo 6

Bata um pouco mais, levantando o fouet sobre a vasilha a cada dois minutos mais ou menos. Quando os picos de clara não caírem mais, pare de bater. Esses são picos firmes; suas claras em neve estão prontas.

Mais recentes

×