O que causa manchas marrons em maçãs?
apple image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com
Seja para salada de frutas ou para guardar para mais tarde, maçãs são boas quando a polpa tem uma tonalidade amarela-esbranquiçada. Uma maçã ficando marrom não é apetitosa. Uma série de fatores, desde idade a uma deficiência de um mineral específico, são motivos para a mudança de cor.
Uma maçã fresquinha que não parece tão boa
Cortar ou morder uma maçã é, tecnicamente, o mesmo que feri-la. Quando a polpa da maçã é cortada ou danificada, o que acontece também quando ela é batida, uma enzima dentro dela reage a esta nova oferta de oxigênio. Polifenol oxidase (PPO) se combina com o oxigênio tornando o tecido exposto marrom. O oxigênio é a chave para esse efeito – note que, quando você corta outra fatia da maçã, a parte de baixo ainda tem a cor normal.
Prevenção
Uma maçã que começou a escurecer porque você a cortou há pouco tempo pode ser comida tranquilamente. No entanto, se você for usá-la em um prato em que ela deve aparecer, passe imediatamente limão, suco de abacaxi ou suco de limão misturado com água. A U.S. Apple Association observa que a vitamina C inibe o PPO; um artigo de 2007 na revista Scientific American acrescenta que a natureza ácida dos sucos também a afeta. O quão rapidamente uma maçã escurece depende de quanto PPO em relação a vitamina C há na maçã.
Senescência
Uma maçã pode ser, por muito tempo, saudável e robusta, mas ainda pode ficar marrom. Senescência é a fase onde a fruta ou planta madura começa a envelhecer e, eventualmente, apodrecer e morrer. De acordo com a Cornell University, não só isto pode mudar a cor da fruta, mas também causar uma queda prematura dos frutos se houver uma deficiência de nutrientes, principalmente de cálcio.
Amargor
Quando a senescência é prematura devido ao baixo nível de cálcio, o escurecimento resultante é chamado de amargor. O problema aparece como grupos de manchas marrons, geralmente debaixo da pele, embora você ainda possa vê-los através dela. A Michigan State University Extension diz que, por vezes, essas manchas têm mais cálcio do que o resto da fruta, trazendo dúvidas quanto ao papel do cálcio na ocorrência desse amargor. No entanto, o site também diz que sprays de cálcio podem reduzir sua intensidade.
Combatendo o PPO
Um artigo da Scientific American relata que o PPO tem usos benéficos, tais como fazer do cacau e do café marrons. No entanto, ele não é bem-vindo nas frutas, por isso os produtores estão procurando maneiras de reduzi-lo em maçãs, por exemplo, criando variedades conhecidas por terem níveis mais baixos dele.
Referências
Sobre o Autor
Suzanne S. Wiley is an editor and writer in Southern California. She has been editing since 1989 and began writing in 2009. Wiley received her master's degree from the University of Texas and her work appears on various websites.
Créditos Fotográficos
apple image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com