Como congelar aspargo fresco

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O aspargo é um legume perene em forma de lança cultivado durante a primavera e o verão. Ele contém poucas calorias e é rico em vitaminas A e C, o que o torna um complemento nutritivo para qualquer dieta. Caso tenha produzido mais aspargos do que possa consumir de imediato ou tenha comprado muitos, é possível congelar alguns para consumi-los durante os meses de inverno. Para obter o melhor sabor e textura, escolha tiras macias e escalde-as antes de congelá-las.

Passo 1

Lave os aspargos frescos sob água fria para remover qualquer terra. Com uma faca afiada, corte cerca de três centímetros da parte inferior dos talos, que tende a ser dura.

Passo 2

Corte as tiras de aspargos de acordo com o tamanho do recipiente hermético ou saco de armazenamento.

Passo 3

Coloque uma panela grande com água para ferver. Escalde pequenas tiras de aspargo por dois minutos; tiras médias, por três minutos; e tiras grandes, por quatro minutos. Encha uma vasilha grande com água e gelo e deixe as tiras escaldadas de molho por cinco minutos, para interromper o processo de cozimento.

Passo 4

Coloque as tiras em um escorredor sobre a pia. Depois, transfira-as para um recipiente hermético plástico ou sacos para congelamento. Pressione bem a tampa do pote ou sele bem a embalagem.

Passo 5

Os aspargos podem ser guardados no congelador a -17°C ou temperatura inferior por um período de 12 a 18 meses.

Mais recentes

×