Como cortar um camarão de modo que ele não enrole

Camarões enrolados são bons para um coquetel de camarão, mas não necessariamente para outras receitas

Comstock Images/Comstock/Getty Images

O camarão é quase todo composto por proteína e praticamente não tem gordura e, como a maioria das proteínas com baixo teor de gordura, ele encolhe quando é cozido. Diferente da maioria das proteínas, no entanto, quando ele encolhe, forma uma pequena curva. Isso é bom se você for usá-los na borda de um recipiente de vidro cheio de molho de coquetel, mas pode ser um problema em pratos como tempura de camarão, que exige que o crustáceo forme um pedaço longo e reto. Alguns cortes de faca estrategicamente feitos ou um espeto de madeira pode pôr fim ao problema.

Step 1

Descasque e limpe o camarão usando uma faca afiada – limpá-lo significa fazer um corte ao longo da parte de cima e remover seu trato intestinal. Não retire a cauda.

Step 2

Vire o camarão de forma que a parte inferior fique voltada para cima. Faça um leve corte (6 mm) a aproximadamente 8 mm da ponta superior e inferior do camarão – estes cortes impedem que o camarão enrole. Consulte o Passo 3 para saber de outra maneira de prevenir o problema durante o processo de cozimento.

Step 3

Posicione o camarão em uma superfície com a barriga voltada para cima. Pegue a extremidade de sua faca – se estiver usando uma faca de cozinha, mude para uma mais pesada para descascar e limpar seu camarão – e bata nele levemente. Não bata muito forte a ponto de esmagá-lo, apenas o suficiente para afrouxar algumas das membranas que seguram sua estrutura. Consulte a Etapa 4 para outro truque.

Step 4

Introduza um espetinho de madeira ou palito de dente na parte superior do camarão. Passe-o através do camarão até que ele saia próximo à cauda. Cozinhe o camarão de acordo com as instruções e retire o palito ou espeto antes de servir.

×