Como cozinhar ostras frescas

Embora possamos comer ostras cruas, elas também podem ser facilmente incorporadas a vários pratos deliciosos. Isso as torna um incrível e versátil ingrediente em tudo, de ostras à Rockefeller a sopa. Embora seja fácil de preparar, um simples erro pode tornar seu delicioso prato em uma bagunça emborrachada.

Passo 1

Elimine qualquer ostra aberta. As que já abriram provavelmente estão mortas há um tempo e podem ter bactérias insalubres. Qualquer ostra que não esteja bem fechada deve ser jogada fora antes de você começar a cozinhar.

Passo 2

Limpe as ostras fechadas com uma escova, em água fria. A escovação irá remover a sujeira e contaminantes na superfície das conchas. Nenhum sabão é necessário.

Passo 3

Abra as ostras no vapor ou microondas por 30 segundos. Embora as ostras possam ser cozidas direto na concha, abri-las antes de cozinhar permitirá uma maior variedade de opções de preparo.

Passo 4

Abra as ostras usando uma faca apropriada. Coloque a faca perto da dobradiça da ostra e, em seguida, abra o topo. Certifique-se de não derramar qualquer liquido das ostras. Puxe para cima a parte superior e separe os músculos na dobradiça da concha. Remover o revestimento superior é a etapa adequada na preparação para o cozimento, enquanto que remover as ostras inteiramente das conchas poderá ser útil para fazer sopas, fritura ou outras receitas em que elas são incorporadas.

Passo 5

Ferva as ostras por aproximadamente três minutos. Quando as bordas começarem a enrolar, remova-as rapidamente da água fervente. Muito tempo de cozimento irá produzir um sabor desagradável e textura de borracha.

Passo 6

Prepare um bom molho. O mais popular é servir a ostra com limão espremido. Outras opções conhecidas incluem manteiga derretida com alho, tomilho ou salsa. O molho de ostra pode ser feito pela combinação do caldo da ostra, sal, molho de soja e gengibre.

Mais recentes

×