Como preparar mexilhões congelados

••• open mussel shell image by timur1970 from Fotolia.com

Mariscos são nutritivos frutos do mar que podem ser facilmente incorporados em qualquer refeição. Qualquer um que tenha experimentado mexilhões sobre linguine ou em um gumbo de frutos do mar pode comprovar seu sabor delicioso e sua textura delicada. Encontrar uma fonte confiável de mexilhões frescos, entretanto, pode ser uma tarefa desafiadora para os fãs de mariscos que moram longe do mar, e utilizar mexilhões congelados pode ajudar a tê-los em suas refeições o ano inteiro. O preparo é necessário para garantir a segurança e a qualidade, mas qualquer um com uma panela com tampa pode preparar mexilhões frescos para o congelamento ou descongelá-los para uma agradável refeição caseira.

Como congelar mexilhões em segurança

Passo 1

Enxague os mexilhões frescos em suas conchas sob água corrente fria, removendo quaisquer resquícios de algas ou plantas. Usando uma tesoura de cozinha, corte quaisquer fios fibrosos ligados aos "lábios" dos mexilhões.

Passo 2

Aqueça uma panela sobre fogo médio-alto com algumas colheres de sopa de azeite. Acrescente alho picado e refogue por alguns minutos até que ele fique transparente. Acrescente quatro a cinco dentes de alho, uma xícara de vinho branco, 1/4 de xícara de salsa picada, pitadas de sal e pimenta a gosto.

Passo 3

Acrescente os mexilhões tratados à panela, cubra-a com a tampa e balance-a vigorosamente para espalhar e misturar os ingredientes.

Passo 4

Deixe os mexilhões na panela tampada por dois a três minutos. Verifique se eles estão completamente abertos, o que indicará que estão prontos, e deixe-os no vapor por mais um minuto caso continuem fechados. Não cozinhe mais do que três minutos para manter os mexilhões macios e suculentos.

Passo 5

Despeje o conteúdo da panela, incluindo os líquidos e óleos, em um recipiente que possa ser lacrado firmemente. Pegue os mexilhões e remova a carne das conchas usando um movimento rápido com uma lâmina afiada. Descarte as conchas e coloque a carne de volta no caldo. Coloque o recipiente no freezer por três a quatro meses.

Como cozinhar mexilhões congelados

Passo 1

Certifique-se que os mexilhões usados foram cozidos previamente antes de descongelá-los. Não use mexilhões que foram congelados crus.

Passo 2

Deixe que os mexilhões descongelem durante a noite no refrigerador em um recipiente lacrado. Coloque-o sob água morna corrente caso seja urgente. Descongelá-los gentilmente no refrigerador, entretanto, dará melhores resultados.

Passo 3

Uma vez descongelada, aqueça a carne dos mexilhões em uma panela e coma-os assim mesmo ou acrescentando-o a outras receitas, como molho de espaguete ou uma sopa.

Passo 4

Cozinhe no vapor os mexilhões congelados ainda em suas conchas por três ou quatro minutos em uma panela coberta sobre fogo médio-alto com manteiga, alho e uma colher de sopa de azeite. Reduza o calor e ferva por mais alguns minutos, e as conchas devem abrir. Descarte qualquer uma que permanecer fechada.

Mais recentes

×