Cuidados com peças de tricô de lã de alpaca

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Lã de alpaca é uma fibra natural que forma um fio forte, macio e durável para os itens de tricô feitos à mão. Cuidar adequadamente dos seus itens de lã de alpaca é importante para manter a força e a textura dos fios. É importante prestar atenção em como você os lava, seca e armazena, para evitar que as fibras da lã encolham ou fiquem emaranhadas, pois isto danifica os itens.

Lavagem

Passo 1

Encha uma pia limpa ou uma tigela grande com água morna -- aproximadamente 37º C. Adicione cerca de uma colher de chá de xampu de bebê na água e agite com as mãos, para misturar.

Passo 2

Coloque seus itens de lã de alpaca na água e mexa-os suavemente, para umedecer. Deixe os itens de molho na água por cerca de três minutos.

Passo 3

Despeje ou drene a água da lavagem e adicione água limpa com a mesma temperatura. Isso é importante para evitar que as fibras formem feltros e danifiquem o item.

Passo 4

Mexa os itens na água suavemente, para enxaguar. Evite agitação forte com as mãos, para evitar emaranhar as fibras.

Secagem

Passo 1

Coloque os itens molhados em uma peneira ou na pia vazia por cerca de cinco minutos. Segure a malha delicadamente e aperte levemente para remover a água. Evite torcer os itens.

Passo 2

Coloque as peças molhadas sobre uma toalha de banho grande. Enrole-as no interior da toalha e pressione levemente, para que a toalha absorva o excesso de água. Deixe a peça descansar sobre a toalha por cinco minutos.

Passo 3

Coloque uma toalha seca sobre uma superfície plana ou um rack de secagem. Remova a peça da toalha enrolada e estenda-a sobre a toalha seca.

Armazenamento

Passo 1

Seque os itens completamente antes de armazená-los.

Passo 2

Coloque-os em um baú de cedro para evitar danos por traças.

Passo 3

Outra alternativa é colocar os itens em um saco com zíper e dentro de um armário. Coloque um sachê de lavanda seca perto das peças para manter as traças longe.

Mais recentes

×