Como curar uma cuia de madeira para mate
Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images
A cuia é um recipiente especialmente projetado com o único propósito de beber erva-mate, um tipo de chá popular em muitos países da América do Sul, principalmente no sul do Brasil. As cuias de madeira são geralmente esculpidas à mão. A cura é necessária para todas as cuias novas, a fim de retirar pedaços de madeira, poeira e detritos das paredes do copo e para realçar o sabor. Além disso, ela ajuda a prevenir um gosto amargo — frequentemente associado a uma cuia que não está completamente pronta.
Step 1
Use uma colher para raspar o interior da cuia para retirar todas as fibras soltas ou outros materiais.
Step 2
Encha a cuia até a metade com folhas de erva-mate. Adicione a água fervente até quase atingir o topo.
Step 3
Adicione mais água fervente após dez minutos. Durante esse tempo, as folhas terão absorvido totalmente a água, fazendo com que o nível desça.
Step 4
Deixe a cuia descansar entre 12 e 24 horas; geralmente, quanto mais melhor. Enquanto a cuia repousa, a infusão de água e mate permeia as paredes dela, aromatizando-a e retirando qualquer sabor amadeirado amargo.
Step 5
Esvazie a cuia e use uma colher para raspar novamente o interior, removendo totalmente quaisquer materiais soltos. As lascas de madeira que sobraram na hora de esculpir terão amolecido. Raspar com uma colher deixará o interior limpo, reduzindo a chance de lascas e pedaços de madeira no mate.
Step 6
Enxágue a cuia com água morna e seque com uma toalha limpa. Ela não deve ter nenhum gosto estranho que seria associado a uma cuia não curada. O sabor do mate deve ser puro e nítido. Se você sentir o gosto de madeira, repita o processo de cura.
Referências
Sobre o Autor
Patrick Hutchison has been doing freelance work since 2008. He has worked as a physical therapy aide and as a writer for various websites including Destination Guides and several travel-related companies. Hutchison has a Bachelor of Arts in history and anthropology from the University of Washington.
Créditos Fotográficos
Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images