Como curar uma cuia de madeira para mate

••• Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

A cuia é um recipiente especialmente projetado com o único propósito de beber erva-mate, um tipo de chá popular em muitos países da América do Sul, principalmente no sul do Brasil. As cuias de madeira são geralmente esculpidas à mão. A cura é necessária para todas as cuias novas, a fim de retirar pedaços de madeira, poeira e detritos das paredes do copo e para realçar o sabor. Além disso, ela ajuda a prevenir um gosto amargo — frequentemente associado a uma cuia que não está completamente pronta.

Passo 1

Use uma colher para raspar o interior da cuia para retirar todas as fibras soltas ou outros materiais.

Passo 2

Encha a cuia até a metade com folhas de erva-mate. Adicione a água fervente até quase atingir o topo.

Passo 3

Adicione mais água fervente após dez minutos. Durante esse tempo, as folhas terão absorvido totalmente a água, fazendo com que o nível desça.

Passo 4

Deixe a cuia descansar entre 12 e 24 horas; geralmente, quanto mais melhor. Enquanto a cuia repousa, a infusão de água e mate permeia as paredes dela, aromatizando-a e retirando qualquer sabor amadeirado amargo.

Passo 5

Esvazie a cuia e use uma colher para raspar novamente o interior, removendo totalmente quaisquer materiais soltos. As lascas de madeira que sobraram na hora de esculpir terão amolecido. Raspar com uma colher deixará o interior limpo, reduzindo a chance de lascas e pedaços de madeira no mate.

Passo 6

Enxágue a cuia com água morna e seque com uma toalha limpa. Ela não deve ter nenhum gosto estranho que seria associado a uma cuia não curada. O sabor do mate deve ser puro e nítido. Se você sentir o gosto de madeira, repita o processo de cura.

Mais recentes

×