Como curtir seu próprio couro
Thinkstock/Comstock/Getty Images
Se você é um caçador ou mesmo um criador de gado que utiliza carne animal como alimento, pode aprender como retirar a pele e curti-la você mesmo para fins decorativos ou de vestimenta. O curtimento profissional de couro pode ser caro e fazê-lo você mesmo pode ser uma opção bem mais barata, se estiver disposto a executar um trabalho um pouco sujo.
Esses passos de curtimento de couro funcionarão em pele de carneiro, veado, marmota, coelho e até de caprinos, significando que os procedimentos de "faça você mesmo" para curtimento de couro são versáteis o suficiente para serem usados em quase todos os animais com pelo e pele. Você será capaz de obter uma pele macia e trabalhável que poderá ser utilizada para outros projetos de costura, depois que o processo de curtimento for concluído.
Salgando
Step 1
Corte fora todo o excesso de carne da pele. Estique-a em uma área sombreada com o pelo virado para baixo sobre uma superfície gelada e dura.
Step 2
Espere até que a pele esteja fria ao toque antes de cobrir o lado que contém carne com sal iodado. Isso deve ser feito dentro de algumas horas após remover a carne da pele.
Step 3
Deixe a pele secar até endurecer. O processo de enrijecimento pode levar de alguns dias até duas semanas.
Curtimento
Step 1
Embeba a pele seca em água até ficar flexível.
Step 2
Ferva 11 litros de água e derrame sobre os grãos de trigo, deixando-os descansar por uma hora na água. Coe os grãos com um coador e conserve a solução de água marrom.
Step 3
Coloque as 16 xícaras de sal em uma lixeira plástica e adicione 15 litros de água fervente. Misture com a vareta enquanto coloca a água. Adicione a solução marrom e continue mexendo.
Step 4
Espere até que a temperatura da solução fique morna. Coloque luvas protetoras e uma blusa de manga longa para adicionar o ácido de bateria à mistura. Siga cuidadosamente as instruções do recipiente do ácido de bateria e evite respingos.
Step 5
Mexa a mistura após adicionar o ácido de bateria.
Step 6
Descasque a pele interior seca do couro e adicione-a à mistura. Com a vareta, misture e empurre a pele cuidadosamente para baixo até alcançar a saturação completa.
Step 7
Deixe a pele de molho por 40 minutos, mexendo a mistura a cada cinco ou seis minutos.
Step 8
Remova a pele da mistura e coloque-a em outra lixeira plástica cheia de água morna. Misture a pele em círculos por volta de cinco minutos, enxaguando-a, e troque a água ao parecer suja. Continue a enxaguá-la até que na última troca a água não pareça mais suja.
Step 9
Retire a pele da água. Pendure-a deixando a água escorrer.
Step 10
Esfregue a pele úmida usando uma esponja ou trapo com 30 mililitros de óleo de mocotó. A absorção deverá ocorrer rapidamente, deixando um leve resíduo de óleo.
Step 11
Pregue a pele a alguns paletes de madeira, com martelo e prego, esticando-a o máximo possível. Deixe-a secar em uma área sombreada.
Step 12
Passe uma escova com cerdas de arame sobre o pelo quando a parte da pele estiver seca ao toque. Coloque a pele de volta nos paletes de madeira e deixe secar completamente.
Dica
- Se o couro for usado para vestuário, entrando em contato com a pele humana, adicione bicarbonato de sódio à água de limpeza para neutralizar o ácido. Se o couro for usado como um tapete ou peça decorativa, não será preciso usar o bicarbonato de sódio.
Advertência
- Trabalhar com ácido de bateria é perigoso. Siga ao máximo todas as instruções do recipiente, não respingue nenhum ácido de bateria em sua pele ou em nenhum outro objeto.
Sobre o Autor
Elise Stall is an experienced writer, blogger and online entrepreneur who has been writing professionally since 2009. She currently blogs at Elise's Review. She has a Bachelor of Commerce from the University of Ontario Institute of Technology and a postgraduate diploma in small-business management from George Brown College.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images