Como desidratar alimentos no microondas

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

A desidratação de alimentos é um método de conservação que consiste em retirar a umidade para que eles não estraguem. Alguns dos itens mais comumente desidratados são as carnes, frutas e ervas. O forno de microondas não é adequado para desidratar a maioria dos alimentos. Você pode desidratar uma pequena porção de ervas, cogumelos ou raspas de frutas cítricas. Outros tipos de alimentos acabam sendo cozidos quando levados ao forno microondas.

Passo 1

Corte um pedaço de papelão que encaixe no prato giratório do seu microondas. Remova qualquer fita, grampos e outros objetos estranhos do papelão. Coloque-o no microondas.

Passo 2

Ponha duas camadas de papel toalha sobre o papelão. Não use papel toalha reciclado, pois contém pedaços de metal que podem causar incêndio quando usados no microondas.

Passo 3

Lave as ervas, raspas de frutas cítricas ou cogumelos com água limpa e enxague-as completamente com o papel toalha. Meça uma xícara de ervas, 3/4 de xícara de raspas de frutas cítricas ou uma xícara de cogumelos fatiados sem o talo. Se os cogumelos estiverem inteiros, remova os talos e fatie-os antes de medir.

Passo 4

Espalhe o alimento sobre as folhas de papel toalha em círculo, deixando um buraco no meio dos alimentos. Configure o microondas em potência alta para as ervas ou cogumelos e em potência média-alta para as raspas de frutas cítricas.

Passo 5

Deixe os cogumelos ou as ervas no microondas de três a quatro minutos. Retire as ervas e coloque-as em um recipiente hermético. Para os cogumelos, gire o papel toalha em 180 graus e retorne-os para o microondas em potência baixa de quatro a cinco minutos. As raspas de frutas devem ficar de 12 a 13 minutos em potência média-alta.

Mais recentes

×