Como secar folhas de orégano

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O orégano é uma erva saborosa usada em uma variedade de receitas, particularmente na culinária italiana. Plantar orégano em sua horta é muito fácil, e é provável que você tenha uma abundância de plantas após a época de crescimento. Não jogue fora as sobras da erva. Em vez disso, seque as folhas e guarde-as para usar quando estiver muito frio para plantar mudas novas. O orégano conservará o seu sabor mesmo depois de seco.

Secagem no forno

Passo 1

Lave bem o orégano em água fria. Seque o ramo completamente com papel-toalha. Remova as folhas descoloridas ou murchas.

Passo 2

Preaqueça o forno na temperatura mais baixa. Retire as folhas da haste. Pique o orégano em pedaços de 6 mm com a faca. Deposite os pedaços sobre uma forma para biscoitos forrada com papel-manteiga.

Passo 3

Deixe a assadeira na grelha superior do forno por cerca de duas ou quatro horas. Verifique as folhas periodicamente, já que a temperatura do forno, umidade e clima variam de lugar para lugar. Quando elas se desfizerem facilmente em seus dedos, é hora de retirar do forno.

Passo 4

Armazene as folhas secas em um recipiente com tampa hermética em um local seco e escuro.

Secagem natural

Passo 1

Lave bem o orégano em água fria. Seque as folhas completamente com o papel-toalha. Remova as folhas descoloridas ou murchas.

Passo 2

Reúna cerca de oito ramos de orégano em um ramo solto. Amarre um pedaço de barbante em torno das hastes para prendê-las.

Passo 3

Pendure os pacotes de cabeça para baixo em local seco e escuro. Deixe-os lá por aproximadamente duas semanas.

Passo 4

Verifique os ramos de vez em quando. Quando as folhas se desfizerem com facilidade, significa que estão secas.

Passo 5

Coloque os ramos em um pedaço de papel-manteiga. Use os dedos para desprender as folhas das hastes. Guarde as folhas secas em recipiente hermético em um local seco e escuro.

Mais recentes

×