Como destilar vinho

Destilar vinho é uma arte antiga como o próprio tempo... e moldada pelo próprio tempo. Os gregos e romanos faziam isso séculos atrás e a prática segue inalterada nos dias de hoje. A destilação de vinho é um processo que aumenta a "pureza alcoólica" da bebida, sendo medida em percentuais. Destilar vinho é desafiante e vai levar algum tempo para você ganhar experiência e dominar a arte.

Começando

Passo 1

Coloque aproximadamente de dois a três litros de vinho fermentado de uva em uma caldeira hermética de cobre.

Passo 2

Aqueça a caldeira em temperatura alta, aproximadamente a 38°C ou mais, usando um sistema de aquecimento a gás. Uma alternativa mais tradicional é usar uma fonte à base de lenha. Embora seja opcional, você pode usar um termômetro submergível para medir a temperatura do conteúdo aquecido (vinho fermentado) na caldeira de cobre.

Passo 3

Aguarde enquanto os seguintes estágios do processo de destilação do vinho ocorrem.

Enquanto a polpa da uva fermentada é aquecida, o líquido (suco) contido nela irá evaporar. Os vapores irão subir e passar por um tubo angular (similar ao pescoço de um cisne) acoplado na caldeira de cobre.

Os vapores irão passar por uma tubulação em espiral acoplada a outra caldeira de cobre (condensador) preenchida com água. O propósito desse condensador é o de esfriar o tubo espiral dentro do qual os vapores são formados.

Devido à ação esfriante do condensador, os vapores se condensam e voltam ao estado líquido. Esse produto final (liquefeito) é o vinho destilado.

Passo 4

Use uma cuba de coleta de vinho (ou outra caldeira de cobre) para coletar o vinho destilado. Certifique-se de que ela vem com uma tampa hermética. Guarde o vinho destilado em um local seco e frio.

Passo 5

Meça a percentagem de álcool do vinho destilado. A maioria dos sistemas modernos de destilação de vinho vem com um "hidrômetro", que serve para obter uma medida precisa do álcool contido no vinho destilado.

Passo 6

Repita o processo de destilação do vinho, pelo menos, por duas vezes para alcançar a percentagem desejada de álcool.

Mais recentes

×