Como destilar vinho
Destilar vinho é uma arte antiga como o próprio tempo... e moldada pelo próprio tempo. Os gregos e romanos faziam isso séculos atrás e a prática segue inalterada nos dias de hoje. A destilação de vinho é um processo que aumenta a "pureza alcoólica" da bebida, sendo medida em percentuais. Destilar vinho é desafiante e vai levar algum tempo para você ganhar experiência e dominar a arte.
Começando
Step 1
Coloque aproximadamente de dois a três litros de vinho fermentado de uva em uma caldeira hermética de cobre.
Step 2
Aqueça a caldeira em temperatura alta, aproximadamente a 38°C ou mais, usando um sistema de aquecimento a gás. Uma alternativa mais tradicional é usar uma fonte à base de lenha. Embora seja opcional, você pode usar um termômetro submergível para medir a temperatura do conteúdo aquecido (vinho fermentado) na caldeira de cobre.
Step 3
Aguarde enquanto os seguintes estágios do processo de destilação do vinho ocorrem.
Enquanto a polpa da uva fermentada é aquecida, o líquido (suco) contido nela irá evaporar. Os vapores irão subir e passar por um tubo angular (similar ao pescoço de um cisne) acoplado na caldeira de cobre.
Os vapores irão passar por uma tubulação em espiral acoplada a outra caldeira de cobre (condensador) preenchida com água. O propósito desse condensador é o de esfriar o tubo espiral dentro do qual os vapores são formados.
Devido à ação esfriante do condensador, os vapores se condensam e voltam ao estado líquido. Esse produto final (liquefeito) é o vinho destilado.
Step 4
Use uma cuba de coleta de vinho (ou outra caldeira de cobre) para coletar o vinho destilado. Certifique-se de que ela vem com uma tampa hermética. Guarde o vinho destilado em um local seco e frio.
Step 5
Meça a percentagem de álcool do vinho destilado. A maioria dos sistemas modernos de destilação de vinho vem com um "hidrômetro", que serve para obter uma medida precisa do álcool contido no vinho destilado.
Step 6
Repita o processo de destilação do vinho, pelo menos, por duas vezes para alcançar a percentagem desejada de álcool.
Referências
Dica
- Maçãs, peras e laranjas fermentadas, além de outros vinhos à base de fruta, podem ser destiladas usando o processo descrito acima.
- A pureza alcoólica do vinho aumenta com a repetição do processo de destilação.
- Caldeiras de cobre são as mais recomendadas para aquecer vinho fermentado, pois tem a habilidade de eliminar fumaça e odores sulfurosos mais efetivamente que as demais caldeiras de metal.
Advertência
- Não aqueça a caldeira de cobre diretamente no fogo depois que alcançar a temperatura desejada. Vapores e álcool produzidos durante o primeiro estágio do processo de destilação do vinho são altamente inflamáveis e explosivos.
- Não tente destilar vinho a menos que você esteja ciente de todos os aspectos dos diferentes estágios do processo. A destilação pode ser perigosa para quem não tem experiência.
- Não faça a destilação do vinho com o único propósito de obter percentagens de pureza de álcool muito altas. Verifique com as autoridades locais para determinar o que é legalizado e o que não é. Algumas regiões não permitem nenhum tipo de destilação caseira.
Sobre o Autor
Paul Parsons is a freelance writer, living in Houston, Texas. Parsons writes from an array of different topics, but specializes in medical, personal finance, computers and business.