Como saber se uma estrela do mar está morta

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Estrelas do mar são invertebrados que dão aos aquários caseiros um acréscimo colorido e variedade visual de textura. Apesar de serem delicadas e requererem padrões específicos de qualidade de água, são tipicamente fáceis de se cuidar, uma vez que suas necessidades são atendidas. No entanto, por não serem animais muito móveis, pode ser difícil de dizer quando uma estrela do mar está morta. Caso esteja, deve ser removida do aquário de imediato para prevenir contaminação.

Passo 1

Observe a estrela do mar. Apesar de não se moverem muito, o fazem quando são alimentadas. Caso se mova, está viva.

Passo 2

Ponha luvas à prova d'água.

Passo 3

Retire a estrela do mar com cuidado, sem removê-la da água. Qualquer mudança repentina em seu ambiente pode causar estresse no animal e fazê-lo perder membros e começar a se desintegrar. Ser levantada repentinamente no ar é um choque grande para uma estrela do mar, assim como o manuseio bruto.

Passo 4

Sinta os pés ambulacrários em baixo da estrela do mar. Pés ambulacrários são as centenas de estruturas cilíndricas e vazias em baixo da estrela do mar. Caso se retraiam ao toque do seu dedo, a estrela está viva. Caso estejam claudicantes, ela está severamente doente ou morta.

Passo 5

Toque o corpo da estrela do mar. Uma estrela viva e saudável tem um corpo firme, quase rígido. Caso o corpo esteja amolecido ao toque, ela pode estar morta ou estar morrendo.

Mais recentes

×