Como evitar que as batatas assadas grudem na assadeira

••• Sweet Potatoes and New Potatoes in Baskets image by bawinner from Fotolia.com

As batatas assadas são ideais para qualquer refeição e geralmente são incorporadas no almoço ou no jantar, podendo ser usadas como um ingrediente de uma salada ou um guisado. Infelizmente, os legumes assados, principalmente as batatas, podem ser trabalhosos porque tendem a grudar na assadeira e, quando removidos, acabam perdendo suas cascas crocantes. Alguns truques para assar batatas evitam esse problema e garantem que elas estejam perfeitas para serem servidas.

Passo 1

Compre batatas cerosas e com pouco teor de amido, pois elas têm menos tendência a grudar na assadeira.

Passo 2

Preaqueça o forno a 190 ºC. A maioria das receitas requer menos tempo de cozimento a uma temperatura mais quente, mas as batatas ficam igualmente saborosas se assadas a uma temperatura mais baixa e, em seguida, colocadas na grelha.

Passo 3

Ferva água em uma panela grande.

Passo 4

Forre a assadeira com papel manteiga, que proporciona uma superfície antiaderente descartável e dispensa o uso de sprays antiaderentes ​​ou de gordura para untar.

Passo 5

Lave e corte as batatas em pedaços pequenos. Se quiser, você pode descascá-las, embora a casca adicione cor e sabor, apesar de sua textura.

Passo 6

Ferva as batatas cortadas durante quatro a cinco minutos. Escorra-as bem e seque-as cuidadosamente para remover o máximo possível da umidade.

Passo 7

Despeje um pouco de azeite sobre as batatas até que cada uma fique ligeiramente coberta. Adicione seu tempero preferido e misture-o com o azeite.

Passo 8

Asse as batatas descobertas por uma hora na prateleira do meio do forno. Vire-as com uma espátula a cada 15 a 20 minutos para garantir um cozimento uniforme.

Passo 9

Depois de assar as batatas, grelhe-as por dois minutos. Fique atento durante o processo, pois bastam alguns segundos a mais para que elas queimem por causa da temperatura elevada.

Mais recentes

×