Como saber se o gengibre estragou?

••• hand of ginger on red plate and black napkin image by David Smith from Fotolia.com

O gengibre é uma raiz de sabor intenso que pode emprestar seu gosto distinto para diversos pratos, desde biscoitos até sushi. O gengibre fresco tem um sabor perceptivelmente melhor do que a versão seca e pode deixar suas receitas mais gostosas. No entanto, ele pode estragar em uma semana em temperatura ambiente, por isso, verifique cuidadosamente antes de usar para certificar-se de que ainda está bom.

Passo 1

Segure a raiz de gengibre em sua mão e aperte gentilmente. Ele deve estar duro e firme, não murcho, mole ou esponjoso. Se não estiver firme, estragou e deve ser descartado.

Passo 2

Examine a raiz de perto, procurando sinais de fungos. Preste bastante atenção às áreas onde as protuberâncias se prendiam ao rizoma principal, pois são muitas vezes o primeiro lugar a formar fungos. Se apenas uma parte da raiz tiver bolor, você pode cortá-la fora e salvar o lado oposto, a não ser que mostre outros sinais de apodrecimento. Se o gengibre estiver coberto de mofo em uma grande extensão ou mostrar outros sinais de que está estragado, jogue-o fora.

Passo 3

Segure a raiz sob iluminação e procure sinais de enrugamento nas superfícies maiores e mais lisas. Um gengibre maduro e saudável deve se carnudo e suave. Se as superfícies estiverem enrugadas, é porque começou a perder a umidade e apodrecer.

Passo 4

Cheire o gengibre. Ele deve cheirar apenas como gengibre. Qualquer cheiro desagradável, estranho ou de estragado significa que a raiz apodreceu.

Mais recentes

×