Como fazer guioza a vapor

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A guioza é um alimento asiático que pode ser feito de vegetais, frutos do mar e carnes, puros ou combinados. O conteúdo é envolvido dentro de um invólucro de massa simples. Outros nomes para esse alimento são pasteizinhos chineses, dimsum, gyosá ou pasteizinhos japoneses. Existem diversas formas de cozinhá-los e pessoas diferentes adaptarão seus próprios métodos usando molhos para ferver, fritar, cozinhar no micro-ondas, assar ou vaporizá-los. O produto congelado importado pode ser encontrado em lojas especializadas e são fáceis de fazer no vapor.

Passo 1

Coloque seu suporte para cozimento a vapor dentro da panela. Se for um tipo dobrável, prolongue a seção de painéis para tocar as laterais da panela. Encha-a com água um pouco abaixo do nível do suporte — não deixe passar água através dos furos ou as guiozas ficarão muito ensopadas.

Passo 2

Remova as guiozas congeladas do saco, colocando-as espalhadas para cobrir as seções do suporte, sem empilhá-las.

Passo 3

Ferva a água, abaixe o fogo para médio e tampe a panela. Cozinhe as guiozas até que estejam macias conforme o seu gosto — o tempo em minutos pode variar — aproximadamente de 15 a 20 minutos — mas o invólucro se tornará brilhante e macio. Remova uma unidade da panela, tampe novamente e corte a guioza ao meio para provar se está pronta.

Passo 4

Remova as guiozas completamente cozidas do fogo e frite-as na frigideira para dourar em uma camada fina de óleo de gergelim ou sirva-as imediatamente com seu molho asiático preferido.

Mais recentes

×