Como saber se o molho de vinagre balsâmico estragou

••• Olive oil and vinegar in pitchers with corn and fruits. image by inacio pires from Fotolia.com

O vinagre balsâmico é feito a partir do suco concentrado de uvas brancas Trebbiano da cidade de Modena, na Itália. As pessoas costumam usar o vinagre doce e escuro como o principal ingrediente de um molho vinagrete balsâmico. Devido ao ácido acético no vinagre, ele tem uma vida de armazenamento longa, em média de três a cinco anos ou mais. O molho vinagrete balsâmico também pode durar um longo tempo se for devidamente refrigerado. No entanto, também existem maneiras de determinar se o molho estragou, se você não tiver uma data de validade.

Passo 1

Leve seu molho de vinagre balsâmico à geladeira após abri-lo. Se o molho foi armazenado em uma área que não seja refrigerada, ou à luz solar direta por um longo período de tempo, então provavelmente estragou.

Passo 2

Verifique a data de validade no frasco, perto da tampa ou no fundo da garrafa. Esta é a maneira mais simples de saber se você deve usar o molho ou não.

Passo 3

Abra a garrafa sinta o cheiro. Se o molho estragou, o cheiro pode ser semelhante ao de ovos podres.

Passo 4

Despeje uma pequena quantidade de molho em um papel toalha. A consistência espessa e uma cor marrom escuro são fortes indicadores de que o molho não está mais fresco.

Passo 5

Confira os lados e o fundo da garrafa para ver se há alguma aparência de mofo, se o ver descarte o produto imediatamente.

Mais recentes

×