×
Loading ...

Como planejar um churrasco no espeto giratório

Assar um pedaço grande de carne no espeto pode ser uma maneira fácil de fazer comida para uma festa. Para deixar as coisas mais fáceis, transforme-a em uma festa americana, na qual os convidados levam os acompanhamentos e as sobremesas. Certifique-se de ter um espeto grande o suficiente para acomodar toda a carne que você vai assar.

Instruções

Cozinhar no espeto requer tempo e atenção, mas o resultado vale a pena (spit image by poGosha from Fotolia.com)
  1. Escolha a carne que irá cozinhar. Uma galinha inteira ou um rosbife podem ser facilmente cozidos no espeto, mas se estiver esperando uma multidão, escolha um peru ou até um carneiro inteiro ou um leitão. Suponha que cada convidado comerá entre 150 a 200 g de carne.

    Loading...
  2. Determine o tempo de cozimento. Uma galinha, um peru pequeno ou um rosbife podem ser cozidos em duas horas. Contudo, um peru maior deve ser cozido por no mínimo quatro horas. Se escolher um carneiro ou um leitão, com peso entre 15 a 20 kg, o tempo de cozimento ficará entre quatro a seis horas. Talvez você tenha que acender o fogo e começar a cozinhar bem antes dos convidados chegarem.

  3. Prepare um recheio, um líquido para regar ou um tempero para esfregar na carne. Rechear ligeiramente a carne pode igualar o tempo de cozimento e aumentar mais a refeição se estiver esperando muitas pessoas. O líquido para regar a carne deve conter azeite e suco de limão, além de algumas de suas ervas e temperos favoritos, como alho, sal, pimenta e suco de fruta. Evite utilizar itens muito açucarados, pois eles queimam no fogo.

  4. Prepare-se para acender e manter o fogo. Alguém precisará vigiar o fogo e regar a carne continuamente, portanto, peça para uns dois convidados revezarem com você. Você deve colocar uma camada de carvão embaixo do espeto, sendo que será preciso muito mais carvão do que para um churrasco comum, cerca de 35 kg para um carneiro ou leitão de 20 kg. Talvez você também precise de um segundo fogo, para que, à medida que o fogo principal for se extinguindo, você tenha carvão queimado para acrescentar e manter o fogo aceso.

  5. Verifique a carne com um termômetro para saber quando ela está cozida. Insira o termômetro na parte mais grossa da perna traseira. O carneiro deve estar cozido a 60º C, o bife entre 62º C e 70º C, as aves a cerca de 73°C e o porco a uns 75 graus Celsius. Olhe a temperatura periodicamente durante o cozimento. Se algumas partes estiverem cozinhando mais rápido do que as outras, cubra-as com papel alumínio para que não queimem e cozinhem mais devagar.

Loading...

O que você precisa

  • Churrasqueira com espeto
  • Recheio ou líquido para regar ou tempero para esfregar (opcional)
  • Carvão
  • Termômetro para carne

Referências

Loading ...
Loading ...