Como assar um peru no espeto

••• Comstock Images/Stockbyte/Getty Images

Caso você tenha uma churrasqueira a gás ou a carvão que tenha um anexo para um espeto, é possível assar um peru em algumas horas. A carne ficará saborosa e não haverá bagunça para limpar dentro de casa. Além disso, o forno ficará disponível para cozinhar quaisquer outras guloseimas que quiser servir com o peru.

Passo 1

Lave o peru por dentro e por fora. Seque com um papel-toalha.

Passo 2

Unte bem a ave por dentro e por fora. É possível recheá-lo nesse momento, se quiser, mas geralmente é mais seguro cozinhar o recheio no forno em um prato separado. Para conferir sabor à carne, adicione fatias de limão ou laranja e ervas na cavidade.

Passo 3

Amarre a ave com um barbante de algodão. Amarre as pernas e asas junto ao corpo, para que não se despedacem enquanto o espeto rotacionar. Deixe o peru compacto, para que possa ser virado uniformemente no espeto.

Passo 4

Prepare a grelha. Coloque uma bandeja sob o espeto, para apanhar os respingos, de modo a não causar um incêndio. Caso esteja usando uma churrasqueira a carvão coberta, coloque a bandeja na prateleira inferior, com os carvões em qualquer lado dela.

Passo 5

Passe o espeto através do peru e coloque-o na churrasqueira. Certifique-se de distribuir o peso uniformemente.

Passo 6

Asse um peru de 1,3 kg a 1,8 kg por cerca de uma hora e meia a duas horas. Asse um peru de 2,7 kg a 3,6 kg por duas horas e meia a três horas. Regue a ave com o líquido drenado para a bandeja enquanto ela cozinha, para manter a pele macia e saborosa.

Passo 7

Teste o cozimento com um termômetro de carne. O peru estará pronto quando a parte grossa da coxa registrar 85 ºC. Retire-o da grelha e deixe-o assentar por 15 minutos antes de cortá-lo.

Mais recentes

×