Posso fritar tilápia sem empanar?
Eising/Photodisc/Getty Images
A tilápia tem textura leve, sabor suave e um bom preço, por isso é um ótimo peixe para um jantar rápido de família. Ela muitas vezes é servida empanada com bastante massa e frita em muito óleo, mas há mais de um jeito de fritar peixes. Empanar a tilápia é comum porque a baixa quantidade de gordura do animal o deixa incrivelmente delicado. Troque o massa empanada calórica e excesso de óleo por uma forma de preparo mais leve e mais simples.
Temperada
Aprecie o sabor suave e simples da tilápia sem nenhuma cobertura extra. Como esse peixe é delicado, esse método funciona melhor em filés com a pele, senão o peixe pode quebrar e grudar na panela. Sem a camada extra por fora do peixe, a técnica é o segredo. Um movimento errado e seus adoráveis filés podem se despedaçar diante de seus olhos incrédulos. Salpique ambos os lados do peixe com sal, pimenta do reino e outras ervas ou temperos do seu gosto. Coloque uma frigideira anti-aderente em fogo médio até que esteja quente por cerca de um ou dois minutos. Cubra o fundo da panela com óleo com alto ponto de fumaça, como de canola. Deixe o óleo esquentar até borbulhar antes de colocar o peixe cuidadosamente com o lado da pele para baixo. Cozinhe até que ela fique crocante e a carne esteja opaca do lado de baixo por cerca de três a cinco minutos. Vire o peixe gentilmente e frite por um ou dois minutos, dependendo do ponto de cozimento que gosta.
Passada na farinha
Um pouquinho de farinha é tudo o que você precisa para evitar que o peixe grude na frigideira. Misture sal, pimenta e outros temperos diretamente com a farinha para deixar o filé bem temperado e com o exterior crocante. Cubra a tilápia com o produto de ambos os lados, retirando qualquer excesso. Aqueça algumas colheres de sopa de óleo em fogo médio, usando uma frigideira grande. Frite os filés de cada lado até que estejam dourados, cerca de dois a três minutos por lado. Coloque os peixes fritos em um prato forrado com toalha de papel para drenar o excesso de óleo.
Com farinha de rosca
A tilápia com farinha de rosca tem a textura semelhante a empanada, mas é mais fácil de fazer e tem menos calorias. Use farinha de rosca temperada ou coloque sal, ervas e temperos do seu gosto. Mergulhe a tilápia no leite antes de cobri-la com a farinha de rosca para que os grãos grudem e o peixe fique suculento. Frite-o no óleo ou manteiga em fogo médio até que esteja dourado, cerca de três a cinco minutos por lado. Drene o excesso de óleo em um prato forrado com toalha de papel e sirva imediatamente.
Com crosta de fubá
Uma crosta crocante de farinha de rosca é perfeita para crianças e pessoas enjoadas para comida. Salpique os filés com sal e pimenta em ambos os lados. Assim como com a farinha de rosca, mergulhe rapidamente a tilápia em leite ou creme de leite para que o fubá grude nela. Aqueça algumas colheres de sopa de manteiga ou óleo em uma frigideira grande e adicione os filés preparados. Frite a tilápia até que o fubá esteja ligeiramente dourado e o peixe esteja cozido por completo, cerca de três a cinco minutos por lado.
Referências
Sobre o Autor
Irena Eaves began writing professionally in 2005. She has been published on several websites including RedPlum, CollegeDegreeReport.com and AutoInsuranceTips.com. Eaves holds a Bachelor of Science in journalism from Boston University.
Créditos Fotográficos
Eising/Photodisc/Getty Images