Como preparar arroz para 200 pessoas

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

O arroz é uma boa opção de acompanhamento, econômico e ideal para servir um grupo de 200 pessoas, mas pode ser difícil preparar a quantidade suficiente se os equipamentos necessários não estiverem disponíveis. Muitas cozinhas alugadas em igrejas, centros comunitários ou escolares já possuem aparatos de cozinha para preparo em larga escala, como panelas grandes e fogões industriais, mas é sempre bom checar antes de começar. Uma vez que possua os equipamentos corretos e os ingredientes no local, cozinhar arroz para um grupo grande não é uma tarefa tão difícil quanto parece.

Passo 1

Determine a quantidade de arroz necessária para 200 pessoas. A porção padrão de arroz para uma pessoa é de cerca de 100 gramas. Cerca de 500 gramas de arroz branco regular, médio, rende aproximadamente a mesma massa de arroz cozido. Utilizando esta medida, um grupo de 200 pessoas demanda cerca de 8 kg de arroz.

Passo 2

Divida o arroz em porções de 4 kg cada. Se uma balança não estiver disponível, utilize uma medida volumétrica. Cerca de 500 g de arroz cru equivale a aproximadamente 2 1/4 xícaras, o que quer dizer que 4 kg equivalem a 18 xícaras.

Passo 3

Coloque o arroz na panela. Use uma panela tipo caldeirão para cada 4 kg de arroz. Alguns locais podem possuir apenas panelas de 8 centímetros de profundidade. Se for o caso, divida a porção ao meio, colocando 2 kg de arroz em cada panela (9 xícaras). Coloque a panela no fogão, posicionando-a de modo que cubra duas bocas.

Passo 4

Adicione 7 litros de água na panela, juntamente com 2 1/2 colheres de sal e 1/2 xícara de manteiga. Substitua por caldo de galinha ou vegetais para incrementar o gosto se desejar. Se estiver utilizando uma panela rasa, use apenas 3,5 litros de água ou caldo, 1 1/4 colher de sopa de sal e 1/4 de xícara de manteiga por panela.

Passo 5

Ligue as duas bocas de fogão e deixe o arroz, a água e os temperos em um ponto de fervura lento. Mexa bem, cubra a panela e deixe em fogo baixo. Cozinhe por 15 a 20 minutos ou até que o arroz absorva toda a água. Não abra a tampa para verificar antes do cozimento. Isto causa a perda dos vapores e interrompe o processo de cozimento.

Passo 6

Deixe o arroz descansar coberto por cinco minutos. Após este tempo, remova a tampa cuidadosamente, tomando cuidado com o vapor. Solte o arroz com um garfo grande ou uma colher de servir.

Passo 7

Sirva o arroz diretamente da panela, se possível. Utilize um medidor para a porção, como uma concha de 100 ml, para servir cada convidado com a mesma quantidade de arroz.

Mais recentes

×