Como fazer rapadura a partir do caldo de cana

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

O açúcar refinado tem sido muito criticado nas últimas décadas devido aos problemas de saúde associados à sua utilização. Isso tem levado a um ressurgimento do interesse por adoçantes menos processados. O açúcar mascavo tradicional tornou-se mais popular, assim como o caldo de cana evaporado, um adoçante menos processado. Esse caldo evaporado, que nada mais é do que a conhecida rapadura, pode ser feito em casa, com cana fresca e um moinho doméstico. No entanto, para aqueles que desejam fazer a experiência sem a necessidade de investimentos, é mais fácil comprar o caldo de cana em garrafas.

Passo 1

Despeje as garrafas de caldo de cana na panela de fundo grosso. Aqueça o conteúdo em fogo moderado até que o caldo ferva, e então reduza o calor.

Passo 2

Ferva o caldo por aproximadamente uma hora, ajustando o calor conforme a evaporação do mesmo, para mantê-lo sempre próximo ao ponto de ebulição. Mexa periodicamente para evitar que ele grude no fundo da panela.

Passo 3

Mexa o caldo constantemente a partir do momento em que ele adquirir a consistência de um xarope viscoso. O objetivo é atingir uma mistura pastosa, similar a um doce de leite. Mexa diligentemente para evitar que ele queime, e reduza o fogo para a potência mínima.

Passo 4

Despeje o caldo concentrado em uma assadeira de silicone ou em pequenos moldes, e deixe endurecer.

Passo 5

Para utilizar, quebre ou corte uma porção do açúcar caseiro e dissolva-o na sua bebida, ou transforme-o em pó e utilize da mesma forma que qualquer outro açúcar. Os pequenos moldes podem ser utilizados inteiros como doces, ou simplesmente utilizados como uma forma de açúcar decorativa.

Mais recentes

×