Como retirar da carne o sabor de queimado por congelamento

••• Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

Carne e outros alimentos poderão sofrer queimadura por congelamento quando forem expostos por muito tempo a temperaturas gélidas. Armazenar os alimentos em um congelador preserva-os, mas também seca-os. Essa umidade faltando contém muito do sabor do alimento. A queimadura por congelamento também transmite aos alimentos um sabor estranho, que poderá dominar uma refeição. Eliminar esse sabor requer a substituição da umidade desaparecida e alguns passos, se forem feitos de forma correta, poderão salvar a carne danificada.

Passo 1

Corte as partes queimadas pelo congelador. Use uma faca afiada para remover as partes esbranquiçadas da carne que mostram a queimadura. Deixe o menos possível, pois esse é o lugar onde o sabor sem gosto surge. Retire a pele do frango ou do peixe queimada pelo congelamento. Ela retém muito desse sabor.

Passo 2

Deixe a carne na salmoura. Coloque a água, o sal e o gelo em um recipiente grande e mergulhe a carne. Leve o recipiente para geladeira e deixe-o lá por cerca de 24 horas. Substitua a mistura de água/sal/gelo a cada quatro horas. Adicione especiarias que usará durante o cozimento para ajudar na infusão do sabor, tais como sais aromatizados e ervas secas.

Passo 3

Cozinhe a carne preparando-a à base de líquidos, como escalfá-la em uma frigideira ou cozinhá-la lentamente. Cozinhar a carne lentamente em um líquido ajudará a substituir a umidade ausente e infundirá sabor.

Passo 4

Corte a carne em pedaços pequenos e use-os como um ingrediente para refeições, como os ensopados.

Mais recentes

×