Como secar gengibre

O gengibre é um tempero muito apreciado em várias partes do mundo

wikimedia commons

O uso de gengibre em alimentos remonta à Ásia antiga, onde era um componente comum em muitos alimentos usados ​​como remédios. De lá, seu uso se espalhou e o gengibre tornou-se um remédio caseiro comum para dor de estômago, dores causadas por gases, indigestão e enjoos. Picante e delicioso, ele finalmente fez o seu caminho para a prateleira de temperos e tornou-se por si mesmo um aditivo aromatizante dos mais apreciados. Uma das maneiras mais fáceis de armazenar o gengibre é secá-lo e moê-lo. Caso aconteça de você ter gengibre extra, ou se você inadvertidamente comprar mais do que precisa, conseguir secar as raízes é uma tarefa gratificante que pode resultar em muitos pratos saborosos em dias vindouros.

Step 1

Lave a raiz de gengibre. Descasque-a com cuidado para retirar a pele externa sem danificar a raiz subjacente.

Step 2

Corte o gengibre, fazendo fatias entre 0,3 a 0,6 cm de espessura. Tente fazer as peças iguais em tamanho e espessura para garantir uma secagem uniforme.

Step 3

Coloque as fatias sobre uma grade. Procure organizá-las de modo que não haja duas peças se tocando.

Step 4

Aperte suavemente as fatias com um papel toalha seco para remover o excesso de umidade. Em seguida, coloque a grelha no forno.

Step 5

Coloque o forno na sua posição mais baixa e deixe a porta do forno um pouco aberta. Se necessário, enrole um pedaço de papel alumínio em um tubo longo e posicione-o entre o forno e a porta para mantê-lo aberto. O objetivo é manter a temperatura interna do forno de 54 a 60 °C.

Step 6

Asse o gengibre por dez a 15 horas, virando as fatias a cada três horas, ou até que elas estejam secas.

Step 7

Acelere o processo de secagem, ralando o gengibre em vez de cortá-lo. Espalhe o gengibre ralado sobre as grades de arame ou nas assadeiras e ponha-o no forno conforme as instruções.

Step 8

Retire o gengibre seco do forno e deixe as peças esfriarem completamente.

Step 9

Mantenha o gengibre seco em sacos de armazenamento de alimentos de plástico ou em recipientes herméticos à prova de umidade por até um ano.

eHow Brasil
×