×
Loading ...

Como secar framboesas

As framboesas são frutas adocicadas que muitas pessoas gostam de comer o ano inteiro. Uma maneira de fazer isto é secar as framboesas para armazenamento. Apesar do processo de secagem diminuir um pouco seu valor nutricional, as framboesas secas ainda são um lanche bem saudável. O processo de secagem envolve a remoção da umidade dos frutos para que eles adquiram uma maior vida de prateleira. Com o equipamento certo, você pode secar as framboesas e outros frutos na cozinha. A secagem leva algum tempo, mas não é difícil um procedimento difícil.

Instruções

A secagem de framboesas é um costume antigo para conservar a fruta o ano todo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha as framboesas mais frescas que você encontrar. Assegure-se de que ela esteja fresca e tenha uma boa cor.

    Loading...
  2. Lave as framboesas sob água fria e corrente. Descarte qualquer fruta que tenha manchas de mofo ou machucados.

  3. Misture dois copos de água gelada e dois copos de suco de limão em uma tigela. Coloque as framboesas na tigela e aguarde por dez minutos. Este processo é chamado de pré-tratamento, que mata bactérias e faz com que as reações enzimáticas parem.

  4. Retire as framboesas da solução, utilizando uma escumadeira. Coloque as frutas em bandejas de secagem com a cavidade para cima. As framboesas precisam ficar em uma única camada. Coloque os frutos no desidratador. Ligue a máquina e ajuste-a para 60° C. O desidratador removerá a umidade dentro de seis a 36 horas. A taxa de secagem depende do tamanho e da textura de cada unidade.

  5. Vire as framboesas a cada duas ou três horas.

  6. Desligue o aquecimento e cheque as framboesas. O processo de secagem estará terminado quando as frutas tiverem uma textura áspera. Se elas não alcançarem a textura desejada, ligue o equipamento novamente e deixe as framboesas no desidratador por mais tempo.

  7. Deixe as framboesas esfriarem quando elas alcançarem uma textura áspera e o aquecimento estiver desligado.

  8. Guarde as frutas em recipientes de vidro de forma, deixando-os 2/3 cheios. Coloque os recipientes em uma área quente e seca e que seja bastante ventilada. Deixe-os nessa área por quatro a dez dias. Durante este tempo, agite os recipientes diariamente para impedir que as framboesas grudem umas nas outras.

  9. Embale as framboesas em sacolas plásticas próprias para congelamento e armazene-as no freezer ou na geladeira. Consuma-as dentro de sete meses.

Loading...

O que você precisa

  • Desidratador
  • Copo medidor
  • Suco de limão
  • Bandeja de secagem
  • Escumadeira
  • Recipiente de vidro ou plástico
  • Sacolas plásticas de congelamento

Referências

Loading ...
Loading ...